A Audi é líder no desenvolvimento de tecnologia de iluminação automotiva. Em 2008, o Audi R8 tornou-se o primeiro carro de série no mundo a usar faróis totalmente em LEDs. Em 2012, ganhou também sinalização de curvas dinâmica. A Audi lançou um novo capítulo em iluminação automotiva com os faróis Matrix LED, que estrearam na versão atualizada do A8 em 2013. A marca dos quatro anéis agora dá partida ao próximo estágio dessa tecnologia no R8 LMX: o uso do laser nos faróis altos. Isto amplia o alcance luminoso significativamente, o que é ideal para um supercarro como o R8 LMX.
Os engenheiros da Audi trabalham em estreita colaboração com seus colegas especialistas em corridas no desenvolvimento de tecnologias de iluminação. A combinação de LEDs e fachos altos a laser, por exemplo, será usada pela primeira vez no Audi R18 e-tron quattro na 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho próximos. A marca premium mantém assim sua tradição de usar o automobilismo esportivo para testar novas tecnologias destinadas à produção.
Com os novos faróis a laser, um módulo emissor de laser instalado em cada farol gera um cone de luz com o dobro do alcance obtido nos faróis totalmente a LEDs. Cada módulo compreende quatro diodos emissores de laser de alta potência. Com apenas 300 milésimos de milímetro de diâmetro, eles geram um facho de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma este facho em luz adaptada para o uso em estrada, com temperatura de cor de 5.500º Kelvin, equivalente à da luz solar – condição ideal para o olho humano, que permite ao motorista reconhecer com maior facilidade os contrastes e ajuda a evitar o cansaço. O ponto luminoso a laser, que é ativado em velocidades a partir de 60 km/h, suplementa o facho de LEDs no R8 LMX e amplia muito a visibilidade e segurança. Um sensor inteligente baseado numa câmera detecta a aproximação de outros usuários da via e ajusta automaticamente a distribuição da luz para excluí-los.
O Audi R8 é o dinâmico modelo topo de linha da Audi. Seu motor central de alta rotação, a suspensão com braços duplos e a carroceria de alumínio com estrutura espacial ASF (Audi Space Frame) são fortemente baseados na experiência das corridas. O Audi R8 LMX é oferecido na versão cupê, numa série limitada a 99 exemplares. Com 419 cv de potência e 540 Nm de torque, o motor V10 de 5,2 litros leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A velocidade máxima é 320 km/h e o consumo médio de combustível, 12,9 litros por 100 quilômetros percorridos (299 gramas de CO2 por quilômetro). A compacta transmissão S tronic, com sete marchas, transfere a força do motor para o sistema quattro de tração permanente nas quatro rodas. As rodas de 19 polegadas são conjugadas aos discos de freios de cerâmica, que na frente têm 380 milímetros de diâmetro. As pinças de freios de alumínio anodizado vermelho, brilham por trás do design exclusivo das rodas. O R8 LMX é equipado com pneus 235/35 R 19 na dianteira e 305/30 R 19 no eixo traseiro.
O novo modelo topo de linha destaca-se visualmente pela exclusiva pintura customizada desenvolvida pela Audi, na cor Azul Ara, com efeito cristal. Um grande defletor de ar fixo aumenta a força vertical sobre o eixo traseiro. Como o “lábio” do defletor dianteiro, as aletas nas extremidades, a tampa do compartimento do motor, as saias laterais, a asa traseira e o difusor, ele é feito de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), com acabamento fosco. A grade Singleframe (com moldura única), as grades das entradas de ar na dianteira e a grade de saída na traseira têm acabamento cinza titânio. O sistema de escapamento esportivo tem ponteiras em preto brilhante.
As linhas dinâmicas se estendem ao interior preto do carro, que também apresenta detalhes em azul. Os bancos tipo concha rebatíveis são forrados de couro Fine Nappa, com padrão diamantado Azul Sepang. A forração dos encostos tem acabamento em Azul Ara. Costuras pespontadas em Azul Sepang criam u contraste sutil e estão presentes também na alavanca do freio de estacionamento, console central, volante e no conjunto de instrumentos combinados. O forro do teto em Alcantara preto e os painéis das porta com acabamento em couro Fine Nappa também recebem o padrão diamantado em Azul Sepang presente nos bancos.
Detalhes sutis estão em todo o interior do carro. O carbono fosco é usado nas coberturas do console sobre o túnel central e na alavanca do freio de estacionamento, nos insertos nas portas e no arco ao redor do cockpit. Insertos de alumínio iluminados trazendo o número da edição limitada estão integrados ao acabamento em fibra de carbono das soleiras das portas. O couro Nappa também adorna a alavanca seletora do câmbio S tronic e as almofadas para os joelhos. Os sobretapetes têm bordas pretas e costuras em Azul Sepang. O Audi R8 LMX chegará às ruas durante o verão europeu. O preço base, na Alemanha, é de aproximadamente € 210 mil (R$ 641 mil).
Fotos: Audi/divulgação