A Hyundai do Brasil apostou em algumas séries especiais e se deu muito bem. Estes foram os casos do Spyce (4.200 vendas) e Copa (8.000). Graças a estes números interessantes a marca coreana resolveu lançar uma nova versão definitiva para o HB20: a R Spec. Trata-se de um HB20 com visual de carro esportivo – leia-se “esportivo de boutique” – espoou com visual e detalhes de carro esportivo, mas sem modificações mecânicas em relação às versões normais.
O Hyundai HB20 R Spec tem apenas uma opção de motorização (1.6 flex de 122/128 cv) e duas de transmissão (manual e automática, ambas de seis marchas). Além das tradicionais cores preta, prata e azul, o R Spec terá a exclusiva cor vermelha das fotos.
Por fora, é um carro ousado, mas sem exageros. Ele tem uma grade mais agressiva, com contorno diferente das demais versões, rodas diamantadas aro 15 com interior preto, pneus 185/60 (Pirelli Cinturato P1 ou Goodyear EfficientGrip), pinças de freios vermelhas, novo para-choque traseiro, ponteira de escapamento cromada (visível pela primeira vez na linha HB20), capa do retrovisor sempre na cor preta e logotipo “R Spec” na grade dianteira e na tampa traseira. Sentimos falta apenas de um minúsculo logo “R Spec” nos paralamas dianteiros, logo à frente da porta.
Internamente, o Hyundai HB 20 R Spec é todo preto com detalhes vermelhos no painel, no volante e na alavanca de câmbio. Os bancos são bonitos, esportivos, aconchegantes e trazem a assinatura “R Spec”. O volante multifuncional de couro tem excelente pegada e o quadro de instrumentos traz marcadores analógicos para combustível e temperatura do motor (nas demais versões, são digitais). As pedaleiras são cromadas.
Andar com o Hyundai HB20 R Spec é bem tranquilo. É um daqueles carros que você não fala mal. O conjunto motor e câmbio combinam muito bem. Seus freios são confiáveis e respondem rapidamente quando acionados. O modelo, quando veio para avaliação, estava com etanol como combustível e tem uma autonomia bem menor que a gasolina. Fizemos a média de 8,7 km/l, normal tratando-se de um veículo equipado com câmbio automático. O preço da versão avaliada é de R$ 57.000,00.