O que acha de andar em um carro que vira o centro das atenções por onde passa? Não, não se trata de um modelo superesportivo ou de luxo, aqueles caríssimos, que todo mundo “paga pau”. Curiosamente é um dos veículos mais vendidos aqui no País com uma história de muitos anos de mercado. Este é o Novo Volkswagen Gol, que levou a alcunha de “mini Golf”.
Ele fez e ainda faz história Volkswagen do Brasil que acaba de lançar no mercado nacional o Novo Gol, fruto de um investimento de R$ 363 milhões, que envolveu o desenvolvimento de engenharia veicular e de motor, aquisição de bens de capital para modernização do processo produtivo e treinamento dos colaboradores.
David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, explicou que “Os investimentos reforçam a confiança da marca no País, mesmo em um cenário desafiador como o atual. O Novo Gol e o Novo Voyage serão os modelos mais tecnológicos e conectados de seus segmentos no mercado brasileiro e, para sua produção, as linhas de montagem foram modernizadas, acompanhando essas inovações”,
O Novo Gol, fabricado nas unidades fabris Anchieta (em São Bernardo do Campo) e Taubaté, exigiram alterações importantes na linha de produção. A maior modificação ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos.
A área da Montagem Final das fábricas recebeu novos dispositivos para o encaixe da estrutura do novo painel (cockpit) do Novo Gol, onde estão as principais inovações tecnológicas do modelo, como o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Outro diferencial inserido na linha para atender a produção dos novos modelos é o equipamento para aplicação do novo design de porta luvas.
As mudanças no conjunto de peças da traseira do Gol foram as mais significativas para a área da Armação, onde as peças metálicas são unidas, formando a carroceria. Os novos designs da tampa e da lateral trouxeram um novo conceito de ajustes nas Partes Móveis. Os conjuntos de robôs responsáveis pela solda das peças que formam o conjunto traseiro do Gol passaram por ajustes com o objetivo de assegurar a perfeita geometria do conjunto nas duas fábricas.
Em 35 anos de sucesso, o Gol acumula 27 anos consecutivos na liderança do mercado nacional, sendo o automóvel historicamente mais produzido, comercializado e exportado da indústria brasileira. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi lançado no dia 8 de maio de 1980. O Voyage, integrante da família Gol, teve a primeira geração lançada em 1982, com motor a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).
O Novo Gol chega com a evolução do design mundial da marca e muito mais inovação tecnológica. A nova linha está trazendo o motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, um dos mais eficientes nas suas respectivas categorias no País.
Os dez destaques do Novo Gol:
- Novo Gol chega com o que há de mais inovador em sistemas de infotainment no mundo; a Volkswagen oferece o modelo mais tecnológico e conectado de seu segmento no mercado brasileiro.
- Modelo vêm com a tecnologia global da Volkswagen, o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
- Novo Gol “Connect”, oferecido na cor exclusiva “Azul Lagoon”, marca a estreia do Gol mais conectado da história do modelo no País; série especial destaca a conectividade com smartphones, novo painel com aplique na cor azul e novos tecidos de bancos com detalhes azulados.
- Exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel, permite carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa.
- Modelo incorpora a evolução do DNA mundial de design da Volkswagen; a evolução do design reforça o caráter, a força e a esportividade dos modelos, com elementos que valorizam as novas linhas e as proporções do carro; novas cores e rodas exclusivas são destaques dos modelos.
- Referência em termos de conforto e design interior, o Novo Gol conta com painel novo e muito mais moderno; novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ar de requinte e sofisticação ao interior dos modelos.
- Novo Gol é equipado com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%.
- Premiado pela imprensa especializada brasileira, motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) está entre os mais eficientes do segmento, com Nota “A” (Selo Verde) no Programa de Etiquetagem do INMETRO; consagrado motor 1.6 Total Flex (104 cv), que pode ser também associado à transmissão I-Motion, completa a gama de versões do Novo Gol e Novo Voyage.
- Versões Trendline, Comfortline e Highline estão mais equipadas, realçando a excelente relação custo-benefício dos modelos; são itens de série os novos sistemas de som (Comfortline / Highline), direção hidráulica e novos pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento.
- Novo Gol oferece um dos menores índices de reparabilidade, de acordo com o CESVI; modelos contam com três anos de garantia total e a maior rede de concessionárias do Brasil.
Super Top Motor recebeu para avaliação o Novo Gol equipado com motor 1.6 litros que se saiu muito bem mostrando realmente o retrabalho na sua suspensão. O compacto de mais sucesso na história da marca aqui no Brasil tornou-se mais macio na sua condução. Freios e motor, com o escalonamento do câmbio, mostrarem seguros e confiáveis.
Foram cerca de 10 dias rodando entre trechos urbanos e de estrada – uma viagem até a cidade bucólica de Gonçalves – mostrando o que nos impressionou pela autonomia do mesmo perfazendo uma média na estrada de cerca de 11,5 km/l. Já na cidade, neste trânsito caótico de São Paulo, a média baixou sensivelmente para 8,7 km/l.
Mas o que chamou mesmo a atenção foram os mais diversos questionamento perguntando se este era o Novo Gol. A resposta sim era acompanhada de uma constatação: “Ah, ele tem a cara do Golf!” Faltou o preço: R$ 53.510.