Avaliação: o bom e confiável Hyundai New Elantra 2.0 Flex

01_foto
É fato que o mercado dos sedans foi um dos que mais cresceu e teve um número de produtos e vários modelos para todos os bolsos e tipos de consumidores. E um deles é o modelo Hyundai New Elantra que passa a ser comercializado com design amplamente atualizado e com diversos novos itens incorporados. O modelo é fabricado em Ulsan, na Coreia do Sul e importado com exclusividade pela CAOA. O sedan Elantra é sucesso de vendas internacional desde sua primeira geração.
Após ser totalmente reestilizado em 2014, o New Elantra ganhou motorização Flex 2.0 litros, o que para o mercado brasileiro é uma exigência.  Soma-se a estes dois itens um certo “recheio” de itens de série, o modelo conta com ignição e entrada no veículo sem uso da chave, seis airbags, controle de estabilidade, freios à disco, ABS com assistência de frenagem, bancos de couro com ajuste elétrico e central multimídia com tela de sete polegadas touch, navegador por GPS, CD e DVD player, conexão Bluetooth e câmera de ré.
02_foto
O Hyundai New Elantra conta com as seguintes medidas: 4530 mm de comprimento; 1775 mm de largura; 1445 mm de altura; 2700 mm de distância entre eixos; 1.700 kg de peso e 420 litros de capacidade de porta malas.
As mudanças do Hyundai New Elantra começam externamente. A versão 2014 do modelo passou por grandes mudanças no seu design exterior. O estilo da dianteira e da traseira foi atualizado para criar um visual ainda mais estável e equilibrado. Na frente, um novo para-choque com ampla abertura de ar, a nova grade e os faróis principais deram ao carro um ar ainda mais dinâmico.
1393636459
O desenho em L dos faróis de neblina cria uma sensação de maior estabilidade na dianteira e dá ao carro uma sensação de maior proximidade com a pista, ao mesmo tempo em que mantém a impressão de largura que atrai os olhares para as laterais.  De perfil, o friso cromado na parte inferior dos vidros e as exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam a imagem premium do novo Elantra. Um novo difusor traseiro preto com duas tonalidades adiciona esportividade e refinamento ao Elantra 2014.
Já internamente, o New Elantra ficou ainda mais refinado reforçando o caráter diferenciado dos demais modelos do segmento dos sedãs médios. Mudanças sutis no posicionamento das saídas de ar, nos controles e na altura do apoio de braços central dianteiro ampliam a sensação de alta qualidade, com visual ainda mais limpo. Um ambiente mais requintado foi obtido, em especial na opção de acabamento interno bege, oferecida apenas para carros na cor branca.
1393636576
O New Elantra tem bancos revestidos em couro e regulagem elétrica nos assentos dianteiros. O banco traseiro dispõe de porta-copos e tem encosto rebatível para ampliar a capacidade do porta-malas. O único opcional oferecido é o teto solar com acionamento elétrico e cortina de proteção.
O console do Elantra traz também uma nova tela multifuncional de sete polegadas com navegação. O sistema multimídia inclui também leitor de CD, MP3, DVD, conexão Bluetooth e câmera de ré, além de permitir o controle de várias funções através dos comandos instalados no volante.
1393636582
Aí vai um detalhe importante e útil: o sistema de navegação.  Durante a nossa semana de avaliação pudemos avaliar o funcionamento deste equipamento. Diga-se de passagem um dos melhores já avaliados com 100% de acerto no caminho programado, chegando facilmente ao endereço solicitado.
A versão do Elantra 2014, o New,  destinada ao mercado brasileiro é equipada com o moderno motor NU 2.0 DOHC Flex, especialmente desenvolvido para nosso País, que desenvolve 178 cv quando abastecido unicamente com álcool (E100) e 169 cv utilizando gasolina pura. O torque máximo é, respectivamente, 21,5 kgfm e 20 kgfm.
Os modernos motores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido. O motor do New Elantra possui duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e é montado sobre coxins hidráulicos para otimizar o desempenho, eficiência e precisão. A opção pelo uso do CVVT nos dois eixos de comando de válvula traz várias vantagens em comparação com a aplicação apenas nas válvulas de admissão: 2% a mais no desempenho (maior eficiência volumétrica), com a vantagem do consumo 2% menor (redução de perdas por compressão) e 30% menos emissões de hidrocarbonetos.
O motor de quatro cilindros utiliza um design em que o virabrequim fica deslocado, reduzindo o atrito entre os pistões e as paredes dos cilindros para ganhar mais 1% na economia de combustível.
O desempenho, eficiência e flexibilidade do motor do Elantra 2014 são potencializados pela moderna transmissão automática Shiftronic, totalmente desenvolvida pela Hyundai. Além de executar mudanças de marchas com rapidez e suavidade, o câmbio tem controle eletrônico para aumentar a eficiência do veículo e permite ao motorista fazer trocas manuais quando preferir.
Sob a carroceria, o Hyundai Elantra passou por importantes mudanças visando melhorar ainda mais a dirigibilidade.  A direção com assistência elétrica, por exemplo, foi retrabalhada para ganhar rapidez nas respostas e maior sensibilidade ao longo das curvas. As características de amortecimento, retorno e os níveis de atrito também foram melhoradas.
A suspensão dianteira do Elantra é tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. A traseira utiliza eixo de torção e, igualmente, molas helicoidais e amortecedores pressurizados de dupla ação. O conjunto garante um rodar confortável, absorvendo as irregularidades do piso, e um comportamento eficiente e dinâmico nas curvas.
O novo Elantra 2014 tem em sua lista de itens de série: seis airbags, sistema Vehicle Stability Management (gerenciamento de estabilidade do veículo), Electronic Stability Control (ESC – controle eletrônico de estabilidade), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e Brake Assist (assistente de frenagem), além de cintos de segurança com pré-tensionadores.
abre
E como foi andar com o Hyundai New Elantra? A primeira impressão, e a que marcou, é de ser um verdadeiro carrão. Desenho externo onde a esportividade é seu destaque. É um daqueles carros que por onde passa quebra o pescoço dos transeuntes. Internamente, o acabamento é de primeira qualidade e muito confortável. Sensação de estar sentado à sala de casa.
Ignição ligada e parte lá o New Elantra pelas ruas da cidade e estradas próximas a capital. A sensação é das melhores possíveis e o, digamos “carrão” parece estar deslizando sobre as nuvens. É mesmo muito bom e não decepciona. Vale a pena ter um na garagem. O preço: R$ 90.900, com a vantagem de garantia de cinco anos, vale a pena!
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes