Avaliação: o futuro brasileiro Audi A3 1.8 TFSI Sedan. Aprovado com méritos!

MG_9440
A Audi é uma daquelas marcas mais adoradas pelo público. Mesmo sendo para um público extremamente seleto tem muitos fãs espalhados por aí.  Nossos leitores, no caso, pedem muitas informações sobre vos modelos da marca, principalmente, no caso, o A3 Sedan que vai ser fabricado aqui no Brasil na fábrica de São José dos Pinhais, PR. Super TopMotor, atendendo pedidos, avaliou o modelo alguns meses após seu lançamento aqui no Brasil.
MG_9435
O design e construção com peso reduzido estão entre as maiores especialidades da Audi. Esse quatro portas compacto tem medidas imponentes: tem 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura e .coeficiente de arrasto de apenas 0,30. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
Malagrine
Faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada dão a esse novo modelo um ar de determinação. Nos módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs formam um contorno luminoso visualmente uniforme nas bordas superior e inferior. As lanternas de sinalização direcional ficam no canto interno, sob uma faixa cromada. É difícil não se lembrar do Homem de Ferro – Iron Man – que a Audi mantém uma parceria com a Marvel para o personagem.
Malagrine
O interior do Audi A3 Sedan reflete o estilo externo. Uma curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta. Esta característica, conhecida como wrap around aparece nos modelos maiores da Audi. O esguio painel de instrumentos, à frente, reforça a impressão de espaço.  Os dois bancos dianteiros do A3 Sedan oferecem excelente apoio, graças às medidas precisas e contornos ergonômicos. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas.
Malagrine
Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.
O Audi A3 Sedan oferece amplo espaço para cinco pessoas. Graças à grande distância entre eixos, o acesso ao interior é fácil e há bom espaço para as pernas, mesmo na traseira. Os apoios de cabeça em forma de L afetam pouco a visibilidade quando recolhidos. O assoalho do compartimento de bagagem é plano e a tampa do porta-malas permite uma ampla abertura para carregar ou descarregar.
Malagrine
O Audi A3 Sedan é equipado o motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. A Audi se atém decisivamente ao seu compromisso com o downsizing, como de costume: a troca de altas cilindradas pela turboalimentação aumenta tanto o desempenho quanto a eficiência no consumo. Tal motorização é capaz de levar o A3 Sedan dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos, A velocidade máxima fica na casa dos 235 km/h.
Malagrine
O Audi  A3 Sedan é equipado com o câmbio S tronic de sete velocidades. Como em todas as transmissões da Audi, o intervalo de relações das marchas é amplo. As marchas mais baixas têm relações relativamente curtas, enquanto a mais alta é comparativamente longa, para reduzir a rotação do motor em longos trajetos em velocidades moderadas.
O Audi A3 Sedan conta com rodas de liga leve de 17 polegadas. Por trás das grandes rodas, freios poderosos oferecem uma rígida sensação no pedal, para frenagens mais precisas. Os discos dianteiros são ventilados e medem 288 milímetros, enquanto os traseiros medem 272 mm. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros. Caso necessário, o freio de estacionamento pode funcionar como freio de emergência.
MG_9833
Durante a nossa avaliação pudemos constatar que o Audi A3 é uma bela máquina. Seu rodar e macio e ainda conta com folego de um modelo esportivo. É aquele tipo de carro que quebra o pescoço de quem o vê passando por aí. O motor 1.8 turbo TFSI, por incrível que pareça, é de uma economia fantástica: nos quase 200 quilômetros percorridos da avaliação o ponteiro de combustível não baixou de ¾. Qual será o segredo dos alemães?
Malagrine
Seus freios respondem muito bem quando acionados. A direção elétrica e bem macia e de fácil maneabilidade. O câmbio Stronic é de fácil troca. Impressionante. E conforto é qo que não falta ao modelo. Realmente parece que você se encontra sentado na sala de estar de sua casa.
Malagrine
Faltou de um item que sempre me perguntam: qual o preço? A Audi informou que o A3 Sedan é comercializado a partir de R$ 116.400. Vale o que custa! Quer um para você?

Fotos: Vagner Malagrine

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes