Hyundai Grand Santa Fe. Isso sim pode ser chamada de um big SUV! Ele é um daqueles carrões que impõe respeito mesmo. Tipo assim, aquele que você “imbica” em um cruzamento e todos param para você poder passar. Suas medidas provam o porquê disso:4.195 mm de comprimento; 1.885 mm de largura; 1.690 mm de altura; 2.800 mm de entre-eixos. Ou seja: números para ninguém falar que ela é grande.
Mas o Hyundai Grand Santa Fé não é só tamanho. Destaque para seu design moderno: diversos elementos de design foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, a começar pela grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes faróis de neblina também diferenciados. O design esguio e elegante impõe uma forte presença e se caracteriza também pela funcionalidade e conveniência.
A personalidade única do modelo é enfatizada sobretudo pelas linhas de perfil, que destacam o maior espaço oferecido para os passageiros e o espaço de bagagem atrás da terceira fila de assentos. Da coluna B até a traseira, o design do Grand Santa Fe se diferencia bastante de seu irmão Santa Fe. A visão lateral é valorizada também pelas grandes rodas de liga leve Euroflange, com 18 polegadas. Na traseira, se destacam as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento, posicionadas nas laterais.
Internamente também não fica atrás. O design interno e o abundante espaço disponível são atributos fundamentais da concepção do Grand Santa Fe. A acomodação dos passageiros da segunda e terceira fileiras de assentos foi projetada de forma a garantir considerável espaço para as pernas. Todos os bancos são forrados de couro de alta qualidade e os dianteiros dispõem de ajustes elétricos de posicionamento.
O volante do Grand Santa Fe tem design esportivo, com três raios e acabamento em dois tons, também com forração em couro, assim como a manopla do câmbio. No console central, o motorista conta com a grande tela multifuncional integrada à câmera traseira, que facilita as manobras de estacionamento. O teto solar panorâmico proporciona uma luminosidade especial ao interior do carro e conta com cortina deslizante para isolamento contra o excesso de sol.
Além disso, o interior oferece um grande número de compartimentos e dispositivos para acomodação de objetos dentro da cabine, dentre eles porta-óculos no console do teto dianteiro, dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, prateleira sob o painel dianteiro e bolsas nos encostos dos assentos da frente.
Os passageiros da segunda fileira de bancos contam com saídas de ar especiais alojadas nas colunas laterais e os da terceira fila também podem controlar a ventilação e temperatura. Para maior conforto, os vidros traseiros contam com cortinas retráteis, para reduzir a insolação e aumentar a privacidade.
E o motor, então? Sabe aqueles que causam calafrios quando se acelera? O Hyundai Grand Santa Fe é equipado com motor V6 Lambda II de 3,3l, que oferece 270 cv de potência e torque de 32,4 kgfm. Com bloco de alumínio, para contenção do peso do veículo, o motor utiliza um sistema de injeção que eleva o torque ao mesmo tempo que contém o consumo e as emissões de poluentes.
O motor Lambda II é conjugado à transmissão automática de seis marchas desenvolvida pela própria Hyundai, dotada de sistema Shiftronic, que permite trocas manuais. A transmissão se caracteriza pela suavidade nas trocas de marcha e pela amplitude das relações adequada especificamente às características do motor. Para aumentar ainda mais a eficiência no consumo, o Grand Santa Fe conta com o sistema Active Eco, que modifica os parâmetros de gerenciamento do motor e transmissão, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustível.
E sua dirigibilidade fica melhor, pois o modelo traz sistema de tração integral permanente um abrangente sistema de controle de estabilidade, o VSM, Vehicle Stability Management, que coordena eficientemente as funções do Controle Eletrônico de Estabilidade e da direção com assistência elétrica. O VSM garante maior controle do veículo em situações como trechos com aderência diferente de um lado para outro, interferindo no acionamento da direção e aplicando frenagens seletivas em cada uma das rodas quando necessário. Nas curvas, o SUV da Hyundai conta também com o sistema Active Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial.
O condutor da Grand Santa Fe conta ainda com o novo sistema Flex Steer da Hyundai, com três diferentes modos de operação – Comfort, Normal e Sport. Esta tecnologia inovadora permite que o condutor adapte as características de dirigibilidade a sua preferência e às condições que encontrar no caminho. O sistema ajusta o nível de assistência da direção a cada modo escolhido, aumentando a sensação de firmeza no volante e a progressividade dos comandos ao longo do curso da direção.
O Hyundai Grand Santa Fe também é muito seguro e é equipado com sete airbags, entre eles protetores tipo cortina nas janelas laterais, também para a terceira fileira. Os cintos de segurança têm pré-tensores que entram em ação quando uma situação de risco é detectada, firmando os passageiros junto aos bancos para aumentar sua eficiência.
O sistema de frenagem do Grand Santa Fe inclui freios a disco nas quatro rodas e ABS com Brake Assist, que aplica automaticamente força total ao sistema quando uma situação de risco for detectada. A função Hill Assist evita que o carro recue ao arrancar em subidas e o freio de estacionamento tem comando eletrônico. O carro conta também com sistema de fixação de cadeirinhas e assentos infantis (ISOFIX) na segunda fileira de assentos e cintos de três pontos em todas as posições.
O Hyundai Grand Santa Fe conta com sistema de navegação e entretenimento centrado em uma tela multifuncional de oito polegadas de terceira geração, que permite uma interação mais fácil e melhor qualidade de imagem. O sistema de infotainment permite a conexão de telefone celular via Bluetooth, possui CD player e dispõe de conexões conta com seis alto-falantes e dois tweeters dianteiros. Navegação por sistema GPS e câmera traseira são de série.
Mas é quando se dirige o Hyundai Grand Santa Fé que se sente realmente a diferença de um big SUV. Seu rodar é macio e a sensação de segurança é fantástica. Na estrada então, a impressão é que você se encontra em uma sala de estar de casa sobre quatro rodas. É mesmo de impressionar! Vale a pena conferir! Tudo isso por um preço de R$ R$ 199.900.