A Volkswagen, depois de algum tempo, resolveu dar um up-grade na sua linha de picapes leves, a nossa velha conhecida Saveiro. E , em se falando de mudança de rumo é o que a Nova Saveiro 2017 está propondo. Assim, a pequena picape que era derivada do Gol e Voyage ganhou uma família própria, totalmente independente dos demais modelos da marca alemã.
Super Top Motor avaliou a versão Cross da Nova Saveiro e de cara já deu para perceber que o visual está mais robusto e sofisticado, representando essa mudança de direção. Apesar disso, a picape recebe também as melhorias como, por exemplo, um painel muito melhor que o anterior e multimídia das mais completas do mercado.
A mudança visual da Volkswagen Saveiro 2017 foi para melhor. O novo conjunto ótico de dupla parábola e bom acabamento remete à Amarok. A grade redesenhada se harmoniza com o novo para-choque, que é exclusivo na versão Cross. Os faróis de neblina de tripla função (neblina, longo alcance e luz de curva) chamam a atenção.
O para-choque tem acabamento prateado na parte inferior, que se estende pelas laterais nos protetores adicionais, que também envolvem as caixas de rodas. Se a impressão é que a Saveiro 2017 cresceu na parte frontal, isso se deve ao novo capô, mais elevado e com vincos extras.
Retrovisores em tonalidade cinza, barras longitudinais e defletor de ar no teto, santantônio personalizado e exclusivo são outros itens que se destacam na versão Cross. As rodas de liga leve em cinza brilhante foram redesenhadas e ficaram mais bonitas, sendo que agora a Saveiro tem pneus mais voltados para o off-road.
Aliás, a suspensão ficou um pouco mais elevada, ajudando na transposição de obstáculos, tendo ainda bons ângulos de ataque e saída. Na traseira, as lanternas ganharam lentes com efeito 3D e a tampa da caçamba – que tem amortecimento a gás – apresenta novo layout e conta com proteção plástica e capota marítima. O volume interno é bom: 580 litros e a capacidade de carga é de 621 kg. No geral, o estilo agradou.
Como já foi dito, a Nova Saveiro compartilha com Gol e Voyage 2017 o novo painel, que deu outra vida ao ambiente. Com injeção de plástico personalizado, o acabamento do conjunto frontal é bem superior ao antigo. Somando-se a instrumentação completa, o volante multifuncional em preto brilhante e a multimídia Discover Media, o painel da picape da Volkswagen revitalizou o interior. Mesmo os comandos do ar-condicionado foram alterados, assim como a iluminação. Mas a central de entretenimento é o grande destaque.
Ela vem com Android Auto, Car Play e MirrorLink, todos juntos no AppConnect, tendo ainda pareamento simultâneo de dois celulares, entradas USB e SD (2), entrada auxiliar, Bluetooth e navegador GPS com atualização gratuita.
O suporte de celular só não é totalmente dispensável porque não há uma base adequada para o smartphone no console. Ele tem ainda um USB adicional para recarga do aparelho. Com os aplicativos do dispositivo móvel reproduzidos no display sensível ao toque e a gestos, o condutor fica mais tranquilo tanto em segurança como comodidade, pois pode ainda comandar funções por voz.
Faltou a câmera de ré, como já mencionado, sobrando um esquema visual de aproximação de objetos, onde o veículo em questão é uma Amarok Cabine Dupla… Se essa é a vontade real da Saveiro, ela está no caminho certo, já que utiliza um pacote de equipamentos bem próximo da irmã maior: ABS, EDB, TCS, ESP, HDC, HHC, etc.
Sopa de letrinhas, mas podemos destacar o controle de descida, novidade na linha 2017. No mais, controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial. Como se vê, nesse quesito a Saveiro Cross 2017 está bem servida. Mas, tem somente duas bolsas infláveis. Poderia oferecer mais airbags mesmo como opcional.
O ambiente com acabamento escurecido nas colunas e teto dá um ar de esportividade, assim como os bancos esportivos e exclusivos, onde o nome Cross aparece bem destacado. Os pedais de liga leve e as soleiras personalizadas realçam a proposta.
As pequenas mudanças alteraram muito pouco a performance da Saveiro Cross. O propulsor EA211 1.6 16V MSI Flex recebeu ajustes para redução de atrito e melhoria no consumo, assim como a suspensão teve parâmetros alterados, adicionados por um perfil mais off dos pneus, adquiridos separadamente.
O 1.6 MSI da Nova Saveiro Cross continua tendo uma boa performance, responde bem ao acelerador e fornecendo reações imediatas nas retomadas. Bem elástico, ele não vacila entre as marchas e garante uma condução prazerosa.
Seus 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm estão sempre disponíveis. Unido ao bom câmbio MQ-200 – cujas trocas são precisas, suaves e curtas – o conjunto está na medida certa para a proposta da picape.
A Nova Saveiro Cross é ainda aquele tipo de veículo muito gostoso de dirigir. Leve e ágil, cai no gosto de um consumidor que procura um carro maior para viagens – nesse caso apenas dois – podendo levar até uma moto. O consumo foi um ponto que chamou a tenção: na cidade, utilizando gasolina como combustível, fez cerca de 10 quilômetros por litro, média muito boa. O preço é de R$ 49.514,00.