Avaliação: Toyota Corolla XEi, uma excelente opção dos sedãs médios

Um pouco de história é sempre bom. Em outubro de 1966, época em que a demanda por veículos de passeio começou a crescer no Japão, a Toyota lançou a primeira geração do sedã médio Corolla, equipado com motor 1.0 e cinco lugares. Durante os últimos 50 anos, consumidores de todas as partes do mundo compartilham o mesmo carinho pelo modelo. Por isso, o time de desenvolvimento da Toyota tem trabalhado constantemente para superar as expectativas dos clientes. Desde o início de sua fabricação, o Corolla soma mais de 44 milhões de unidades licenciadas em todo o mundo, marca que o coloca como o veículo mais vendido de todos os tempos.

Toyota Corolla 1966: equipado com motor 1.0

No Brasil, os primeiros Corolla desembarcaram em 1994, com a abertura do mercado para as importações. Com o crescente interesse dos consumidores brasileiros pelo sedã da Toyota, destacado pelo reconhecimento e repercussão internacional do modelo ao redor do mundo, a montadora iniciou sua produção em território nacional em 1998, na planta de Indaiatuba (SP), instalada especialmente para fabricar as primeiras versões do Corolla nacional, que já estava em sua oitava geração.

Em 2002, o Corolla fabricado aqui no Brasil

Daquela época até os dias atuais, o sedã médio vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento, em todo o Brasil. No ano passado, por exemplo, o modelo foi responsável por 48% das vendas totais na categoria, com 64.737 unidades comercializadas.

E, finalmente, a nova geração do Toyota Corolla que traz novo desenho que garante uma presença mais marcante ao sedã. As alterações se concentram principalmente na parte dianteira, com um conjunto de faróis e grade reestilizados e mais afilados, que se integram de forma ainda mais consistente, realçando o conceito de design Keen Look da Toyota, inspirado no olhar focado de um atleta de alto rendimento, antes da competição.

Os cantos do para-choque ganharam vincos aprofundados, transmitindo uma sensação maior de tridimensionalidade e modernidade ao veículo, e aparência mais alongada, proporcionando mais robustez.

O conjunto óptico dianteiro do Corolla 2018 possui faróis de halogênio nas versões As lanternas com luzes diurnas (DRL –Daytime Running Lights) contando com lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED.

Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. O fato de as luzes traseira, de freio e de neblina estarem na parte inferior, aliado à barra cromada mais fina, transmite uma sensação de amplitude e fluidez. Somam-se a essas novidades, as luzes de ré e de seta em tom escurecido, dando um toque a mais de classe ao modelo.

Na lateral, é possível notar uma linha de cintura mais elevada e uniforme, incrementando a elegância do sedã. A versão XEi, avaliada por Super Top Motor, ganhou também uma antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17”.

 

O interior do Corolla 2018 continua unindo conforto, sofisticação e funcionalidade. Em todas as versões, o painel mantém o tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva.

A versão avaliada conta com acabamento em couro na cor cinza; acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado O painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. Traz também sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7” sensível ao toque.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue, comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado, quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista.

Traz ainda  também possui ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida sem chave (estes dois últimos são novidades para a versão); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

A principal novidade é a adoção das rodas de aro 17” proporcionando maior estabilidade ao veículo. Para garantir o alto nível de conforto característico do modelo, os engenheiros da Toyota desenvolveram nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros e elevaram a suspensão em 5 mm, para que o balanço entre conforto e estabilidade fosse mantido. Com a alteração na suspensão, o software do módulo de controle da direção elétrica também foi recalibrado.

Outro ponto bastante estudado pela engenharia foi o aprimoramento da acústica. Algumas mudanças, como a adição de uma camada de borracha no revestimento do painel corta-fogo e colocação de feltros nos painéis das portas, contribuíram para a redução do nível de ruído na cabine, aumentando o conforto.

O Corolla XEi é equipado com motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

A transmissão é a automática Multi-Drive, que deriva da tecnologia CVT, e foi adotada para atender o consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

As trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. A tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Já no ítem segurança, a tradicional sopa de letrinhas faz parte: Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso. Com o aprimoramento, o modelo soma sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; luz de frenagem emergencial automática; acendimento automático dos faróis.

Dirigir um Corolla é um sossego. É como você estar sentado na sala de estar da sua casa, em uma confortável poltrona. Uma delícia. Segurança e bom motor são presentes no modelo. Outro fator positivo é seu consumo: média de 9 km por litro na cidade e marca de 12,5 km na estrada, isso pois o modelo estava abastecido com 100% de gasolina. Estes números são realmente surpreendentes por se tratar de um sedã médio. Você vai pagar pelo Toyota Corolla XEi 2018 a “bagatela” de  R$ 99.990,00. Vale ou não a pena… eu acho que sim!

Texto e avaliação: Joka Finardi

Fotos: Edu Nabuco

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