Avaliação: Volkswagen Fox Pepper, a versão mais “apimentada” do Fox

Muitas e muitas marcas apostam em versões esportivas de seus modelos, mais precisamente os compactos. A Volkswagen é uma delas que sempre teve suas versões esportivas de seus modelos. O que mais marcou foi o Gol GT na metade dos anos 80, lá no século passado. Era o tempo em que ainda cursava Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia Mauá e alguns colegas desfilavam com seus Gol.

Anos mais tarde, a Volkswagen resolveu apostar na versão esportiva de seu compacto Fox. Apresentado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, o Fox Pepper virou versão de produção. Baseado na configuração topo de linha Highline, o compacto passou por um banho de loja. Ganhou detalhes esportivos, alguns no interior e acabamento diferenciado. Ou seja: um esportivo mesmo de boutique. Super Top Motor avaliou o modelo por quase dez dias.

Desenvolvido pela área de design da Volkswagen aqui mesmo no Brasil, o Fox Pepper traz itens sugestivos esportividade: saias laterais, faróis escurecidos, novos parachoques e grade em forma de colmeia com friso vermelho. Conta também com teto solar.

 

O interior, por sua vez, traz elementos que remetem a ideia esportividade. É o caso das pequenas molduras vermelhas nas saídas do ar-condicionado e na base do câmbio, cor que também está presente no revestimento das portas e também dos bancos, que passaram a contar com abas laterais proeminentes e três cores.

O Volkswagen Fox Pepper é equipado com o bom motor 1.6 16V, que também é oferecido na versão Highline. Com comando variável de válvulas, além de cabeçotes e bloco de alumínio, tem potência de 120 cv e 16,8 kgfm de torque, força bem gerenciada pelo câmbio manual de seis marchas.

Bem escalonada e com engates precisos, a caixa de câmbio garante agilidade nas acelerações e especialmente nas retomadas de velocidade. Graças a essa dupla, o carro oferece pique mesmo em baixas rotações, nada daquela apatia dos antigos 16V, o que evita as constantes reduções de marcha.  A direção elétrica, por sua vez, tem respostas diretas e boa empunhadura.

Andar com o Fox Pepper chega a ser prazeroso. Carro não, leve e muito seguro. E ainda: autonomia. Na cidade fizemos média de 9,0 km por litro e, na cidade, a média saltando para 13,5. O preço para se ter um Volkswagen Fox Pepper na garagem é de R$ 58.090.

 

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes