Ele é considerado o carro joia da Vokswagen. Um verdadeiro diamante. Veio para marcar uma nova era da fabricante alemã de automóveis. Estamos falando do compacto up!, veículo este considerado inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes. E aí vai a nossa avaliação do VW up!, versão White.
Lançado no Salão de Frankfurt no ano passado, o up! brasileiro – ele está sendo fabricado em Taubaté/SP – recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). Outra alteração importante em relação ao up! europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo.
O up! se destaca já no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligação com o Brasil está na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação.
O compacto VW up! é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
As dimensões do up! são realmente compactas mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 910 kg. Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
O interior do up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação. O volante também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca.
E como foi a nossa avaliação? Bom, a primeira impressão foi de um carro “paga áu”, aquele que todo mundo pergunta como é, quanto custa, se é bom, a autonomia, quer ver o interior e por aí afora. Foram muitas as perguntas se o modelo era apenas de jovens e se era o novo Fusca.
Pra começar o White up! É um veículo extremante confortável, inclusive para pessoas com altura elevada. No caso específico um amigo com estatura de 1,95 m e peso de 130 kg se sentiu confortável no modelo. Os comandos são fáceis de manusear e de acessar. Como dizem por aí, “tudo a mão”.
Ignição acionada e vamos embora. Motor 1.0 litro de três cilindros vai que vai. E que fôlego. As trocas de marchas são precisas e o compacto White up! De fácil maneabilidade. A direção elétrica funciona muito bem. Mas o que mais impressiona desse compacto é que mesmo carregado – cheguei a ter cinco passageiro dentro dele – não perde a força do motor, mesmo com o ar condicionado acionado. Impressionante!
Foram mais de 10 dias de avaliação por trechos urbanos – ladeiras em dia de chuva que o White up!, mais uma vez com o ar condicionado ligado, nem sentiu – e muita estrada. O que mais impressionou mesmo foi a autonomia: 14,5 km/litro. Como é que é? Isso mesmo, econômico até dizer chega. O preço dessa versão White up! É de R$ 40.630 o que pode ser considerado um pouco “salgado” porém, a relação custo benefício, vale a pena. Em tempo: confidencia a alguns amigos que esse será meu futuro carro sem dúvida alguma.
Texto: Joka Finardi
Avaliação: Flávio Verna, Joka Finardi e Marcelo Lotito Siufi
Fotos: Flávio Verna