Assinatura é a consolidação do compromisso da empresa com a igualdade de gênero, inclusão e diversidade
O Banco Mercedes-Benz tornou-se signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (do inglês, Women Empowerment Principles — WEPs). Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são um conjunto de sete princípios para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho e na comunidade. Esses princípios foram estabelecidos pela ONU Mulheres — uma entidade da Organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres — e pelo Pacto Global das Nações Unidas — a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
“Ao assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres, nós, como Banco Mercedes-Benz, reconhecemos que temos uma participação ativa e uma responsabilidade em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Eu, como a primeira mulher CEO do Banco Mercedes-Benz, estou muito orgulhosa de nossa participação nessa iniciativa da ONU, e posso dizer que Igualdade, Diversidade e Inclusão são valores fundamentais em nossa empresa.”
Além da adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, o BMB tem pela primeira vez em sua história, um board executivo composto majoritariamente por mulheres: Hilke Janssen (CEO & Presidente), Tatiana Silva (Diretora de Operações), Viviane Jacob (Diretora de Crédito), Cristina Rensi (Head da Mercedes-Benz Corretora de Seguros), Mychèlle Fortunato (Head de Jurídico & Compliance), e Georgina Santos (Head de Recursos Humanos). O BMB também promove constantemente treinamentos e ações de diversidade entre os colaboradores e liderança para garantir que todos estejam ativamente comprometidos com os valores fundamentais da empresa.
“No Banco Mercedes-Benz, colocamos o bem-estar do colaborador como prioridade-chave, e isso jamais pode ser plenamente alcançado sem que o mesmo se sinta totalmente integrado à cultura da companhia. A inclusão, o respeito mútuo e a igualdade de oportunidades permeiam todas as nossas ações, independente da área de atuação dentro da empresa”, explica Georgina.
Ao ingressar na comunidade WEPs, o Banco Mercedes-Benz sinaliza seu compromisso com as demandas da agenda em seus mais altos níveis, incluindo um trabalho colaborativo multissetorial para fomentar as práticas de igualdade de gênero. Além disso, a empresa é o primeiro banco de montadora do Brasil a ser certificado pela ONU Mulheres como instituição comprometida com as causas de equidade de gênero.
A cartilha WEPs foi lançada em 2010 pela ONU Mulheres como parte do Pacto Global da ONU com o objetivo de incentivar as empresas a promover a igualdade de gênero, o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como pilares para um crescimento sustentável. O intuito também é aprofundar, ampliar e fortalecer o envolvimento do setor privado, e auxiliar as corporações a se desenvolverem de maneira social e justa.