BMW amplia linha de SAVs no Brasil com os novos X2 e X3

A estreia, no país, do inédito BMW X2, marcado para o segundo trimestre deste ano, assim como o lançamento da nova geração do BMW X3, em março, tem como objetivo ampliar as vendas da Família X no mercado nacional. A família de Veículos de Atividade Esportiva (Sport Activity Vehicles, em inglês) da BMW é responsável, atualmente, por aproximadamente 55% das vendas totais de veículos da marca no Brasil. Parte integrante da forte ofensiva do BMW Group no país, a partir deste ano, e que envolve o lançamento de 20 novos produtos localmente, a apresentação dos novos BMW X2 e X3, bem como a exibição da gama completa de veículos da gama BMW X  durante o evento BMW X Day, no espaço Villagio JK, em São Paulo.

“A oferta da linha completa de modelos da família BMW X abre o ano de 2018 de forma notável para o BMW Group Brasil, um ano considerado de extrema relevância para a empresa. Estamos muito contentes com mais este importante passo no mercado automotivo premium brasileiro e que solidifica ainda mais a nossa posição destacada no setor”, celebra Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

“Desde o lançamento do primeiro SAV da BMW, o BMW X5, em 1999, a gama de modelos BMW X só cresceu e segue ganhando novos admiradores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. E para ser ter uma ideia dessa admiração, no mercado brasileiro, a família BMW X é responsável por cerca de 55% das vendas da BMW no Brasil”, completa Nina Dragone, diretora de Marketing da BMW do Brasil.

BMW X1

Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC) desde novembro de 2014, o BMW X1 está em sua segunda geração e é disponibilizado no país nas versões sDrive20i GP, sDrive20i X Line e xDrive25i Sport; todas equipadas com motor de quatro cilindros em linha. Nas versões com motor 20i, de 1.998 cm³, a potência é de 192 cavalos e o torque máximo atinge 280 Nm. Neste caso, ambos estão conectados a um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas. A opção top de linha xDrive25i vem com o mesmo conjunto mecânico, mas apto a entregar 231 cv e 350 Nm de toque, e que está acoplado à tração integral inteligente BMW xDrive. Todos dotados de tecnologia TwinPower Turbo ActiveFlex. O BMW X1 fechou o ano de 2017 como o utilitário esportivo premium mais vendido do Brasil, com um total de 4.137 unidades emplacadas. Entre os principais equipamentos do X1 xDrive25i destacam-se faróis Full-LED, teto solar panorâmico e abertura e fechamento automático do porta-malas.

BMW X2

Apresentado pela primeira vez ao público, em meados de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o mais novo Sport Activity Coupé da Família X traz design inspirado no DNA dos cupês clássicos da marca, em especial o BMW 2000 CS e o 3.0 CSL, e que reforçam suas linhas esportivas e urbanas. O novo BMW X2 mede 4,360 metros de comprimento, 1,824 m de largura e 1,543 m de altura, com 2,670 m de distância entre eixos. Ele chega ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2018, nas versões sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X, ambas equipadas com motor TwinPower Turbo, movido a gasolina, de 1.998 cm³ e capaz de entregar 192 cv e 280 Nm de torque, entre 1.350 e 4.600 rpm. O SAC vem com tração dianteira e o câmbio é o inédito DCG (Dual Clutch Gear), de dupla embreagem, com sete marchas que podem ser acionadas, também, por hastes atrás do volante. Esta tecnologia, herdada das pistas de corrida, permite realizar trocas de marchas de forma mais rápida e sem interrupção de torque. O condutor pode manter o acelerador pressionado enquanto o sistema de gerenciamento da transmissão ajusta os pontos de mudança de maneira precisa, em frações de segundo. De perfil tecnológico e urbano, o X2 sDrive20i M Sport X traz como principais equipamentos faróis Full-LED, assistente de estacionamento (Parking Assistant), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Head-up Display, Novo Connected Drive, nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.

BMW X3

Totalmente reformulada visualmente, a terceira geração do SAV médio premium vem recheada com tecnologias inovadoras, entre eles sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento aptos a proporcionar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de deslocamento, como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, realizando manobras com a máxima precisão, além de contar com apoio da função Surround View que exibe imagens, em tempo real, do entorno do veículo. O SAC traz ainda display multifuncional digital de 12,3 polegadas, Head-up display colorido (na versão M40i), Faróis Full-LED e Novo Connected Drive, equipado com a mais nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.

O novo BMW X3 traz motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de entregar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) na versão xDrive30i X Line – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), enquanto que a opção M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).

Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive. Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.

BMW X4

Dono de um design exterior singular, que chama a atenção pela dianteira robusta, de linhas volumosas, e pela linha de teto típica dos cupês, o BMW X4, o primeiro SAC do segmento de crossovers médios premium, é produzido nacionalmente desde agosto de 2016, na versão xDrive28i X Line. Esta opção traz sob o capô um motor de quatro cilindros, TwinPower Turbo, 1.997 cm³, com 245 cv e 350 Nm, e vem acoplado a uma transmissão Steptronic, de oito marchas e a uma tração integral BMW xDrive. Nesta configuração, o SAC é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,4 segundos. Entre os principais itens distintivos do BMW X4 figuram sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes; sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; assistente de farol alto, e Comfort Access.

BMW X5

Reverenciado mundialmente pelo altíssimo nível de dinamismo, versatilidade e sofisticação, o primogênito da família X – e que está em sua terceira geração – é oferecido no país nas versões xDrive30d, equipada com motor a diesel, com cinco ou sete lugares; e xDrive35i Full, movida a gasolina. Em ambos os casos, os motores têm seis cilindros e tecnologia TwinPower Turbo. O bloco a diesel, de 2.993 cm³, entrega 258 cv e 560 Nm de torque, enquanto o outro, de 2.979 cm³, gera 306 cv e 400 Nm. Em ambos os casos, o SAV é equipado com câmbio automático Steptronic, de oito velocidades e paddle shifts atrás do volante para troca de marchas, além de tração integral inteligente BMW xDrive. O pacote de equipamentos do maior dos SAVs da família X é repleto de tecnologia e agrega entre outros itens Comfort Access, ar-condicionado automático com controle de 4 zonas, sistema de entretenimento traseiro Professional, com telas independentes de 9,2” e leitor de DVD; sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat, câmera de ré, faróis anti-neblina em LED, assistente de farol alto, Surround View e Head-up Display.

BMW X6

Imponente e notadamente dinâmico, o BMW X6 agrega dois mundos em um único veículo: o vigor e a versatilidade peculiar dos modelos BMW X e a esportividade dos cupês. Oferecido no país desde o início de 2015, o primeiro Sport Activity Coupé do mundo exibe design de contornos volumosos e que ressaltam ainda mais a sua robustez. Os vincos salientes presentes na carroceria conferem um aspecto musculoso ao SAC, mas totalmente apropriado considerando o poderoso motor que ele traz sob o capô: um seis cilindros em linha, 2.979 cm³, TwinPower Turbo, capaz de gerar 306 cv de potência (entre 5.800 e 6.400 rpm) e 400 Nm de torque (de 1.200 a 5.000 rpm). O conjunto mecânico agrega ainda uma transmissão automática esportiva, de oito marchas, com paddle shifts atrás do volante, e o sistema inteligente de tração integral xDrive; e está apto a fazer um veículo de mais de duas toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 s.

A lista de equipamentos tecnológicos do X6 é extensa e inclui, entre outros itens, Connected Drive, com sistema de navegação Professional e iDrive Touch Controller, câmeras e sensores para auxiliar manobras de estacionamento, Surround View, Head-up Display, sistema de som Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, Comfort Access, com abertura e fechamento das portas e da tampa do bagageiro sem as mãos; e sistema de entretenimento para passageiros do banco traseiro Professional (opcional), com duas telas independentes de 9,2″ e leitor de DVD.

BMW X5 M

Lançado recentemente no mercado brasileiro, o novo BMW X5 M segue sendo uma referência em desempenho e conforto, mesmo diante das mais elevadas exigências. Ele vem equipado com um poderoso V8 de 4.395 cm³, dotado de tecnologia M TwinPower Turbo e capaz de entregar 575 cv de potência, a partir de 6.000 rpm, e 750 Nm de torque máximo, entre 2.200 e 5.000 rpm. O conjunto motriz agrega ainda o câmbio esportivo automático M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e alavancas para troca de marchas atrás do volante (paddle-shift); além do sistema de tração inteligente e integral BMW xDrive. Estes atributos permitem que o SAV top de linha da BMW acelere de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas que pode atingir 280 km/h, com o pacote M Driver.

Além de diversos equipamentos assinados pela divisão BMW M, como rodas de liga leve ‘M’ Double Spoke, de 21 polegadas; volante ‘M’ revestido com couro; BMW ‘M’ Head-up display colorido; e bancos dianteiros multifuncionais ‘M’, com aquecimento e ajuste lombar; o novo X5 M traz ainda faróis Full-LED adaptativos, teto solar elétrico panorâmico, sistema de TV digital, com entretenimento traseiro, ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e sistema de áudio Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 1.200 W de potência. O pacote de itens de segurança ativa e passiva também é outro destaque do SAV. Ele engloba seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros –, controles de estabilidade e tração, freios a disco ventilados e com ABS, assistente de farol alto, sistema de reconhecimento de pedestres Night Vision e alerta de mudança involuntária de faixa Lane Change Warning.

BMW X6 M

Fruto da experiência da divisão BMW M no desenvolvimento de modelos esportivos de alto desempenho, o X6 M agrega toda a performance de automóveis com esta característica à versatilidade dos veículos da família BMW X. E a peça fundamental nesta combinação é o motor a gasolina BMW M TwinPower Turbo, de oito cilindros em “V” e 4.395 cm³ entrega 575 cv, entre 6.000 e 6.500 rpm, e brutos 750 Nm de torque máximo, de 2.200 a 5.000 rpm, levando o SAC aos 100 km/h em meros 4,2 s e à velocidade máxima de 280 km/h. Toda a potência gerada pelo V8 é transmitida para o asfalto pelo sistema de tração integral inteligente xDrive e que está associado ao câmbio esportivo de oito marchas Steptronic, com Drivelogic, especialmente dimensionado pela BMW M para o X6. A experiência na condução do SAC também é aprimorada por meio de outros dispositivos herdados das competições automobilísticas, como o Launch Control, ou controle de largada, que garante uma saída sem perda de aderência e desperdício de potência; o Dynamic Drive, e os controles dinâmico de performance e de amortecimento, cuja função é ajustar as configurações do veículo diante de diferentes situações de condução.

Além da esportividade extrema, o BMW X6 M esbanja sofisticação e isso fica explícito na lista de equipamentos do modelo, com destaque para o Comfort Access, a abertura e fechamento automático das portas e do porta-malas; a presença de cortinas dos vidros laterais traseiros, dos bancos M dianteiros multifuncionais, do ar-condicionado automático, com controle de 4 zonas, e do sistema de entretenimento Professional com TV Digital. O sistema de som surround é fornecido pela dinamarquesa Bang & Olufsen. O condutor, por sua vez, tem ao alcance das mãos tecnologias como faróis Full-LED adaptativos, BMW Head-up Display, Surround View, dispositivos de assistência à direção e estacionamento, além do BMW Night Vision com foco de luz dinâmico detecta pedestres no escuro, mesmo a longa distância, e os ilumina seletivamente.

 

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes