O BMW Group celebra hoje, segunda-feira dia 7 de março, o centenário de fundação de suas atividades, um marco significativo não só para o setor automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva. A BMW, marca primordial do grupo – cujo significado é Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique –, surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca da BMW, a propósito, simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.
Ao longo de sua história, o BMW Group tem sido uma força pioneira com um claro foco voltado para o futuro. E esta mesma percepção está no centro das atividades relacionadas ao centenário da marca. Este compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo do centenário é composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma flecha, representando quatro características-chave do BMW Group: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso. Eles também refletem a diversidade da empresa, suas referências e seus colaboradores.
“No BMW Group, estamos sempre em busca da melhor solução. É parte do nosso DNA”, declarou Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da BMW, durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira. “É também a essência das nossas colaborações, um tema recorrente que permeia nossa cultura empresarial e de liderança”.
A programação de eventos do centenário do BMW Group teve início nesta segunda-feira (7) – data em que a empresa celebra seu registro na Câmara de Comércio e Indústria de Munique. Em evento para aproximadamente dois mil convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos, representantes da sociedade e da mídia internacional, que foram recepcionados no Olympic Hall de Munique, a companhia apresentou em formato multimídia os registros mais importantes da história do BMW Group, seu momento atual e sua visão sobre o futuro da indústria automotiva.
Houve também a apresentação, em primeira mão, do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito inédito concebido pela BMW, que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com a elegância dinâmica de um sedã. Porém, ao contrário de uma simples máquina de transporte, trata-se de um veículo totalmente customizável e que está perfeitamente adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.
No Boost, todo o gerenciamento do veículo é centralizado no condutor, oferecendo auxílio necessário para maximizar a experiência de condução, indicando, por exemplo, o mehor traçado da pista, o manejo da direção e velocidade ideais. Acionando o modo Ease, o interior do habitáculo se transforma: o volante e o console central recolhem-se e os encostos de cabeça, os assentos e a guarnição interna das portas giram para os lados criando um ambiente integrado para que o condutor e passageiro fiquem sentados frente a frente.
Ao longo do ano, o veículo-conceito BMW Vision Next 100 participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China (maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres, ele ganhará a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e MINI, que também integram o BMW Group. A última escala da turnê será em Los Angeles (EUA), onde o último veículo-conceito, concebido pela BMW Motorrad, a divisão de motocicletas do grupo, completará o quarteto de modelos futurísticos do BMW Group.
Ao longo de seus 100 anos, o BMW Group sempre exerceu papel preponderante na busca de soluções para a mobilidade. Desde 1916, a empresa vem evoluindo constantemente, de um pequeno fabricante de motores de aviões para líder mundial na categoria de automóveis, motocicletas e serviços de mobilidade premium. A companhia provou ser uma empresa altamente inovadora e com os olhos voltados para o futuro: prova disso são iniciativas como a construção do Centro de Pesquisa e Engenharia, na década de 1990, e o BMW Welt, o edifício futurista, projetado com uso multifuncional, aberto ao público em outubro de 2007.
A história do BMW Group revela uma grande variedade de eventos e decisões que exerceram e que ainda influenciam sustentavelmente no desenvolvimento da empresa e que expressam seu propósito. Produtos pioneiros e estratégias de sucesso sempre estiveram baseados na atitude corajosa de trilhar caminhos inéditos. Entre os exemplos deste aspecto estão o lançamento da R 32, em 1923, a primeira moto a portar o emblema da BMW; o BMW 1500, modelo que inaugurou uma nova categoria de automóveis, o de sedãs esportivos familiares; ou ainda o BMW X5, que estabeleceu outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva. O objetivo do grupo sempre foi o de ir além do convencional e competir com os melhores, fomentando a capacidade de encarar desafios e evidenciá-los com grande aspiração.
Hoje, o BMW Group é um conglomerado com fábricas e linhas de produção instaladas em 14 países e uma rede de distribuição global. O grupo também faz contribuições significativas para a concepção de mobilidade individual do futuro, a exemplo do lançamento de sua submarca BMW i, que agrega soluções inovadoras de mobilidade urbana como automóveis elétricos, híbridos e serviços de mobilidade.
Depois de um século de história e de expertise acumulados, o BMW Group escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”) para permear as comemorações, sinalizando o que a companhia vislumbra para o futuro. Depois de amplos estudos envolvendo não só o conhecimento interno mas também o apoio de renomados institutos, o BMW Group elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade mas também o cotidiano e a vida corporativa.
Pontos sensíveis já nos dias de hoje, a falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas são fatores que deverão agravar nas próximas décadas. Dentro do BMW Group, há grupos de estudo especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de mobilidade.
Nesse contexto, tecnologia e sustentabilidade também são relevantes e a automoção terá um grande papel na resolução desta equação. Atualmente, os automóveis BMW já dispõem de sistemas digitais de alta performance, como o ConnectedDrive, que integra toda a gama de produtos. No futuro, isso resultará em uma experiência mais segura e confortável, com o aperfeiçoamento desses sistemas.
Na visão do BMW Group, automação e digitalização também contribuirão para linhas de produção mais sustentáveis e eficientes, capazes de fabricar veículos de ponta, prontos a atender as sociedades do amanhã. Esses insights conduziram ao modelo BMW Vision Next, o visionário veículo-conceito que simboliza o primeiro centenário de um dos mais tradicionais fabricantes de automóveis premium em todo o mundo.
Momentos de pioneirismo na história do BMW Group
7 de março de 1916 – Data em que a empresa Bayerische Flugzeugwerke é estabelecida como sucessora da fabricante de motores de aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique.
21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique.
10 de dezembro de 1917 – O logotipo arredondado com as letras BMW e a hélice estilizada projetada sobre as cores de azul e branco é registrada no escritório de Marcas do Instituto Europeu de Patentes.
28 de setembro de 1923 – A BMW R32, a primeira motocicleta produzida pela BMW, é apresentada no Salão do Automóvel da Alemanha, em Berlim. Ela trazia um motor de quatro tempos, boxer, de dois cilindros horizontalmente opostos.
2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto de corridas, Rudolf Schleicher, vence a prova de subida de montanha em Mittenwalder Gsteig, registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor.
11 de fevereiro de 1933 – Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o BMW 303 foi o primeiro automóvel da BMW equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a exibir a grade em forma de rim e que acabaria se tornando a principal característica visual dos automóveis da marca.
14 de junho de 1936 – O esportivo BMW 328 é apresentado publicamente pela primeira vez, no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Ele fez sucesso na época pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção.
9 de dezembro de 1959 – Durante a assembléia geral de acionistas da BMW, Herbert Quandt, o maior acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a independência da companhia.
21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o BMW 1500 inaugurou uma nova categoria de automóveis: sedãs esportivos familiares.
24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport, responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento de modelos esportivos da marca.
10 de setembro de 1972 – Durante os Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW 1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Trata-se do primeiro automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW.
27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de sete mil pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos.
29 de janeiro de 1994 – A BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover, MG, MINI e Land Rover. Futuramente o grupo Rover deixou de fazer parte do BMW Group, porém a marca MINI permaneceu no portfólio da compania.
10 de janeiro de 1999 – Durante o Salão de Detroit (EUA), a BMW estabelece outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva, com o BMW X5. Ele combina esportividade e a versatilidade de um veículo com tração nas quatro rodas.
3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do BMW Group.
17 de outubro de 2007 – O edifício futurista BMW Welt, projetado com uso multifuncional, é aberto ao público.
21 de fevereiro de 2011 – A submarca BMW i é apresentada no BMW Welt. As inovações desenvolvidas pela empresa para a submarca incluem automóveis elétricos e híbridos e serviços de mobilidade inovadores.