Modelo é o primeiro, desde o M1, a ser desenvolvido exclusivamente pela BMW M GmbH; Novo SAV tem números impressionantes: até 748cv e 102 kgf.m de torque
Quarenta e quatro anos desde o primeiro e até então único lançamento exclusivo da BMW M GmbH. O lendário BMW M1, superesportivo repleto de desempenho e linhas futuristas se tornou um ícone da marca. E podemos dizer que mais um ícone nasce no dia de hoje. Trata-se do BMW XM, o segundo carro desenvolvido e criado exclusivamente pela BMW M GmbH. Um utilitário com visual marcante, propulsão híbrida e números de tirar o fôlego: até 748cv e 1o2 kgf.m de torque. Trata-se do BMW M GmbH mais potente já produzido em toda a história da marca, e o primeiro híbrido.
Maior SAV desenvolvido pela marca no mundo, o BMW XM tem linhas marcantes na dianteira, que segue o design aplicado nos mais recentes lançamentos da marca, como o BMW i7 e X7. Na traseira, a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque, deixa claro o tom esportivo de todo carro BMW M GmbH.
As rodas podem ser de até 23 polegadas e possuem visual exclusivo. Por dentro, o XM traz todo o luxo e esportividade que se espera de um M. A cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono.
Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo BMW XM se destaca pelo trem de força híbrido. O SAV é equipado com um motor V8 M TwinPower Turbo a gasolina de 585cv de potência e 750Nm de torque, que combinado com um motor elétrico, resultam na potência de até 748cv e 1.000Nm de torque. O câmbio M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo BMW M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 140km/h.
Tratando-se de um legítimo BMW M, o XM tem distribuição de carga por eixo quase perfeita de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional. Molas e amortecedores são controlados eletronicamente para o máximo de desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica.
Mas nem só de desempenho vive o XM. O SAV é equipado com toda a tecnologia disponível para veículos da BMW. O painel, por exemplo, é do tipo BMW Live Cockpit Professional, que estreou no BMW iX, e é composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia. Há ainda BMW Head-Up Display, sistema de som da renomada Bowers & Wilking com 1.500W de potência, BMW Driving Assistant com diversos auxílios para a segurança do motorista e passageiros, Active Cruise Control e Parking Assistant Plus.
O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.