Como parceira paraolímpica mundial, a Bridgestone está colaborando com os atletas para melhorar as peças de borracha dos equipamentos em vários esportes adaptados
A Bridgestone está ampliando seu apoio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024 por meio de uma série de projetos de inovação em colaboração com atletas paraolímpicos.
Desde 2018 a Bridgestone é parceira Paraolímpica Mundial e tem se concentrado global e localmente em tornar os esportes e a sociedade mais inclusivos. Isso inclui trabalhar com atletas paraolímpicos e parceiros comunitários sem fins lucrativos para ajudar a criar um acesso mais equitativo às atividades esportivas adaptadas.
A Bridgestone agora está expandindo esses esforços, aproveitando sua experiência em borracha, materiais e design para ajudar a aprimorar os componentes de borracha para determinados equipamentos esportivos adaptados. A lista de peças relacionadas à borracha que serão usadas por atletas selecionados em Paris inclui luvas para vários esportes, aros de mão para corridas em cadeira de rodas, pneus para tênis em cadeira de rodas e muito mais.
Esse trabalho ajuda a destacar os desafios enfrentados por muitos atletas paraolímpicos quando se trata de acesso a equipamentos. Em uma pesquisa recente¹ encomendada pela Bridgestone Americas, 61% dos entrevistados afirmaram que é difícil encontrar ou adquirir os equipamentos e acessórios necessários às modalidades esportivas adaptadas.
“A Bridgestone acredita no poder do esporte para causar impactos positivos e duradouros, especialmente para atletas mais jovens e pessoas com deficiências. Infelizmente, sabemos que nem todos têm o mesmo nível de acesso para participar”, pontua Sara Correa, Diretora de Marketing da Bridgestone nas Américas, Europa, Oriente Médio e África. “Estamos determinados em contribuir para remover barreiras e criar um acesso mais equitativo aos esportes, pois sabemos que os benefícios da participação vão muito além do campo de jogo. Não importa o histórico ou a habilidade de uma pessoa, o que realmente importa é contribuir para nossas comunidades, dando a todos a chance de participar e ter o melhor desempenho possível.”
Aproximadamente 60% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que eles mesmos modificaram ou personalizaram equipamentos ou acessórios para a modalidade que competem. Além disso, 46% declararam que tiveram que modificaram equipamentos esportivos genéricos para atender às suas necessidades e 16% dos entrevistados até criaram novos equipamentos que não existiam no mercado.
“O equipamento certo pode mudar a vida dos atletas”, afirma Susannah Scaroni, embaixadora de atletas da Equipe Bridgestone e corredora em cadeira de rodas da Equipe dos EUA que ganhou o ouro no evento de 5.000m em Tóquio. “Quando recebi pela primeira vez uma cadeira de corrida projetada para mim, isso me deu mais confiança em meu equipamento. Isso permitiu que meu foco se voltasse mais para meu treinamento e desempenho. Conheço muitas outras pessoas que não tiveram essa experiência, o que pode afetar sua trajetória no esporte e sua motivação para participar.”
Considerando essas necessidades, a Bridgestone trabalhou com uma variedade de atletas embaixadores do Time Bridgestone para identificar onde sua experiência em pneus e borracha poderia ajudar a melhorar os equipamentos esportivos adaptados. Aspectos críticos de desempenho dos pneus, como aderência e durabilidade, foram identificados como necessidades significativas para atletas de esportes como atletismo paraolímpico, tênis em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas e outros.
A Bridgestone colaborou com atletas paraolímpicos nos Estados Unidos e no Japão para desenvolver, testar e evoluir várias peças de equipamentos de borracha usando a mesma borracha encontrada nos pneus ENLITEN de última geração. Os engenheiros dos centros de tecnologia da Bridgestone nas Américas (Akron, Ohio) e no Japão (Kodaira City, Tóquio) criaram almofadas de borracha para luvas de corrida em cadeira de rodas, luvas de rúgbi em cadeira de rodas, aros de borracha para cadeiras de rodas, solas de borracha para lâminas de corrida com prótese e pneus para tênis de cadeira de rodas.
“A colaboração com a equipe de engenharia da Bridgestone tem sido uma experiência incrível”, avalia Chuck Aoki, co-capitão da equipe USA Wheelchair Rugby, que trabalhou com a empresa em um par de luvas de borracha personalizadas. “A maioria das pessoas não percebe que, mesmo no nível dos Jogos Paraolímpicos, os atletas estão frequentemente criando e personalizando seus próprios equipamentos porque nem sempre o que eles precisam está disponível. Trabalhar com um parceiro como a Bridgestone tem sido uma experiência gratificante e continua me motivando a encontrar maneiras de apresentar os esportes adaptativos a novas pessoas”, complementa.
Vários atletas embaixadores do Time Bridgestone vão competir com alguns dos equipamentos de borracha da Bridgestone nos Jogos Paraolímpicos de Paris 2024. Essa lista inclui Aaron Pike (Para Atletismo), Chuck Aoki (Rugby em Cadeira de Rodas); Daniel Romanchuk (Para Atletismo), Manami Tanaka (Tênis em Cadeira de Rodas), Susannah Scaroni (Para Atletismo) e Yukako Hata (Para Triathlon).
Ao todo, a Bridgestone está atualmente apoiando 20 atletas paraolímpicos atuais e aposentados como embaixadores do Time Bridgestone. Isso inclui 17 que competirão em Paris 2024. O grupo condecorado conquistou um total de 10 medalhas nos últimos três Jogos Paraolímpicos.
Como Parceira Olímpica e Paraolímpica Mundial, a Bridgestone tem o compromisso de ajudar a apoiar e melhorar a experiência de atletas, equipe, torcedores e visitantes em Paris para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024. Você pode saber mais sobre as contribuições da empresa para o Paris 2024 aqui.