As ações foram realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Colômbia e México
A Bridgestone, líder global em pneus e soluções de mobilidade sustentável, apresenta os principais resultados referentes à sustentabilidade na América Latina em 2021, além de detalhar os projetos, ações e objetivos alcançados na região no último ano. Os avanços fazem parte do Compromisso E8 da Bridgestone, que coloca a sustentabilidade no centro dos negócios, com o objetivo de gerar valor social e para o cliente como uma empresa de soluções sustentáveis e de promover o Relatório da Jornada da Bridgestone 3.0 Global.
A Bridgestone apresenta a evolução dessas operações no Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Colômbia e México durante o ano de 2021. Para alcançar esses resultados, a empresa traça diferentes caminhos estratégicos, buscando aprimorar seu desempenho ambiental, social e de governança.
“Diante da realidade complexa de 2021, marcada pela continuidade da crise sanitária e por uma economia global que estava apenas começando a se recuperar dos impactos da pandemia, na Bridgestone, concentramos nossas estratégias e ações em fortalecer nossos negócios, proteger os funcionários e, acima de tudo, transformar os desafios em oportunidades. Nosso objetivo não foi apenas manter o crescimento conquistado nos últimos anos, mas também destacar nossos valores e nossa contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável”, afirmou Charlie Rule, Presidente da Bridgestone Americas Tire Operations América Latina.
No setor ambiental, a empresa conta com diversas iniciativas em suas plantas de produção para aprimorar o uso de recursos, incluindo projetos para aumentar a eficiência, a reutilização e o tratamento adequado da água. Alguns exemplos são a reutilização de água de chuva em processos de limpeza e a realização de melhorias tecnológicas para reduzir o consumo de água nas operações de manufatura.
Outra conquista importante da Bridgestone é a gestão responsável de resíduos. A empresa tem diferentes programas que permitem a redução de resíduos em suas operações como, por exemplo, a recuperação e reutilização de materiais como pellets de plástico e madeira, a reciclagem de entulho de construções, a compostagem de materiais orgânicos e o aprimoramento dos processos de manufatura, além de campanhas de conscientização sobre reciclagem para os funcionários.
Contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) faz parte do compromisso global da Bridgestone. Por isso, a empresa implementou diferentes processos em suas plantas de produção com a missão de reduzir as emissões globais em 50% até 2030, alcançando a neutralidade até 2050. Iniciativas como o uso de energia solar e a melhoria da eficiência energética nos processos de produção contribuem para alcançar esse objetivo.
O Relatório de Sustentabilidade também detalha as políticas de ética e governança, além da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão. Em 2021, a Bridgestone América Latina lançou dois grupos de recursos de funcionários (ERGs): o Bproud para promover a inclusão, a colaboração e oportunidades para a comunidade LGBTQIA+, e o BWIN para desenvolver uma cultura de promoção de lideranças femininas na empresa. A Bridgestone também trabalha para reforçar a equidade de gênero em todas as operações, por meio da implementação de programas de recrutamento que valorizem a diversidade e a inclusão. Em 2021, cerca de 50% das pessoas contratadas pela Bridgestone na América Latina foram mulheres.
A empresa também destaca suas contribuições no âmbito da responsabilidade social em benefício das comunidades onde opera. Como parte dessa estratégia, a Bridgestone doou kits de higiene e alimentos para comunidades profundamente afetadas pela pandemia da COVID-19, colaborou com a doação de pneus para os veículos da Cruz Vermelha e implementou programas robustos de coleta de pneus no fim do ciclo de vida, entre outras iniciativas nas comunidades.
Em 2022, a Bridgestone anunciou o “Compromisso E8 da Bridgestone”, que consiste em oito valores que representam a empresa (energia, ecologia, eficiência, extensão, economia, emoção, facilidade e empoderamento) e que são decisivos para o funcionamento da sua estratégia de negócios. Esse compromisso está associado com valores intrínsecos à cultura corporativa da Bridgestone, como tecnologia, inovação, proteção ambiental, alta produtividade e busca pelo bem-estar de clientes, funcionários e comunidades.
Em junho deste ano, a empresa também publicou seu primeiro relatório global integrado: o Relatório da Jornada da Bridgestone 3.0, com o objetivo de divulgar sua abordagem e suas iniciativas para maximizar o valor corporativo em médio e longo prazo, incluindo a posição do Grupo Bridgestone em relação à sustentabilidade.