Cacau Amaral é um artista maranhense radicado no Rio de Janeiro, e participante ativo dos grupos Foli Griô e As Três Marias, faz bumba meu boi do Maranhão há mais de duas décadas nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo
Ensinando crianças e famílias a cantar, tocar, dançar e entender o bumba meu boi maranhense, Cacau Amaral apresenta gratuitamente o espetáculo O Boi Estrela no dia 25 de fevereiro, às 14h, na Praça de Convivência do Sesc Bom Retiro. Durante a apresentação, adereços e figurinos trazem cor e vivacidade na apresentação.
A atração proporciona uma oportunidade de o público conhecer uma das histórias mais ricas da cultura brasileira. Aproxima o contato com os seres desta brincadeira cantada, tendo por hábito o uso do seu boi de mão (boneco menor usado no Maranhão) ou seu boi grande, além de inserir um olhar contemporâneo, realizando fusões musicais a partir de percussões.
Nascido em berço de tradições maranhenses no bairro da Madredeus, Cacau Amaral participou de grupos como Boi Barrica, viajando por vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, fundou e participa do coletivo As Três Marias, se colocando como um mestre nas brincadeiras de tambor de crioula e cacuriá e mantendo suas atividades para além da cultura popular, realizando espetáculos de teatro musical como percussionista e atividades na área pedagógica como oficinas.
Em São Paulo, participa do Boi Cupuaçu, tocando boi, cacuriá e outros ritmos, tendo gravado discos. O artista também é um dos colaboradores da criação do bumba meu boi na cidade de São Paulo, inclusive, é compositor de uma das toadas mais cantadas em São Paulo: Adeus Morena.
Serviço:
O Boi Estrela
Sábado, 25 de fevereiro, às 14h. Praça de Convivência. Grátis. Livre
https://www.sescsp.org.br/programacao/boi-estrela/
Local: SESC BOM RETIRO , Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro – São Paulo/SP
Horário de funcionamento:
Terças a sextas 09h às 20h
Sábados 10h às 20h
Domingos e feriados 10h às 18h
Telefone: (11) 3332-3600