Marca apresenta uma nova submarca de veículos de alto luxo
O SUV de luxo off-road Yangwang U8 e o supercarro Yangwang U9, ambos 100% elétricos, são os primeiros automóveis BYD de sua nova submarca premium Yangwang, modelos que usarão a nova plataforma de altíssima tecnologia e4. “A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, no evento de lançamento.
A plataforma e4 deverá equipar os futuros lançamentos da marca Yangwang e representa uma avançada e inédita tecnologia, de propulsão independente de quatro motores elétricos, que será produzida em massa na China. Foi projetada para garantir aos clientes um nível de segurança único. Em comparação ao powertrain dos veículos de combustível convencional, a plataforma e4 é capaz de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos quatro motores.
O nascimento de uma marca de alta qualidade é muitas vezes o resultado do desenvolvimento de tecnologias básicas, mas líderes de mercado. A plataforma e4 é o ponto de partida da marca Yangwang.
O princípio dessa tecnologia apareceu no protótipo ET lançado pela BYD há vinte anos, que foi inspirado no controle perfeito, que lembra a postura de um “guepardo correndo”. Quatro motores elétricos acionam separadamente as quatro rodas, oferecendo maior segurança e desempenho. É também uma tecnologia de propulsão inovadora que finalmente será produzida em série, graças aos importantes avanços alcançados em três campos fundamentais: o motor elétrico, a bateria e o sistema de controle eletrônico.
A plataforma e4 é considerada como uma tecnologia disruptiva, ou seja, deverá criar novos padrões e referências para as opções existentes no mercado, na medida em que se afasta da conceitos técnicos convencionais para proporcionar uma nova abordagem à segurança veicular.
O e4 Platform pode proporcionar maior segurança aos usuários, pois controla a movimentação do veículo regulando o toque das rodas em tempo real. Após o estouro de uma única roda, por exemplo, a tecnologia pode ajustar o torque das três rodas restantes com precisão de milissegundos, ajudando o veículo a frear de forma mais estável. Espera-se que esse recurso minimize o risco de acidentes secundários.
Os modelos equipados com a Plataforma e4 também adotam a tecnologia IP68 à prova d’água e vedação da carroceria para permitir que os veículos flutuem sobre a água através do controle vetorial independente de quatro rodas, demostrando um potencial muito maior para a aplicação da tecnologia dinâmica em comparação com veículos convencionais.
Além da segurança, a plataforma e4 também oferece o máximo desempenho e experiência de direção. Pode atingir 20.500 rpm e uma potência superior a 1.100 cavalos, permitindo que os veículos circulem em diversas condições, inclusive dentro e no fora da estrada e em rodovias de alta performance. Há algum tempo, um modelo de testes Yangwang equipado com a plataforma e4 superou com sucesso o desafio de subida no deserto de Alashan, demonstrando plenamente seu grande potencial no controle de aderência das quatro rodas.
Com a plataforma e4, o veículo pode fazer um giro de 360 graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico altamente integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare de 100 km/h em menos de 40 metros e faça curvas em menos de 12 metros.