Maior fabricante de carros elétricos da China muda, temporariamente, sua linha de produção
A China é o maior produtor de máscaras faciais do mundo, mas não consegue acompanhar o aumento da demanda pelo produto em meio à pandemia de coronavírus. O mesmo vale para o desinfetante para as mãos e roupas de proteção para o pessoal médico.
Com a disseminação do COVID-19, o novo coronavírus que parece ter se originado em Wuhan, na China, atualmente está solicitando declarações de emergência em vários países europeus e nos EUA, várias grandes empresas na China estão reconfigurando seus negócios para enfrentar o boom em demanda por equipamentos de nível médico, especificamente as montadoras de automóveis.
A BYD Co, maior fabricante de automóveis elétricos da China (através de sua divisão BYD Auto) e uma das principais empresas que produzem de baterias EV a bicicletas elétricas , telefones celulares, ônibus e empilhadeiras, caminhões e semicondutores, agora está focada na fabricação de equipamentos de proteção. De fato, os esforços nessa direção foram tão bem-sucedidos que agora conquistam o título de maior fabricante de máscaras faciais do mundo.
A conquista foi divulgada em um comunicado de imprensa da semana passada, porem o canal de noticias Bloomberg parece sugerir tomá-la com um pouco de sal, já que a empresa não está oferecendo detalhes sobre que tipo de máscara facial fazer ou incluir números de concorrentes diretos. Ainda assim, é uma conquista que fala do status da China como potência de fabricação.
O presidente da BYD, Wang Chuanfu, liderou uma equipe de 3.000 engenheiros que os viu construir linhas de produção usando componentes internos, fora da linha no distrito de Longgang, em Shenzhen, província de Guangdong, anteriormente usada para fabricar telefones celulares de última geração. Em menos de três meses, eles registraram um progresso impressionante, atendendo aos altos padrões necessários para fabricar equipamentos de nível médico e capazes de fabricar os produtos tão necessários em um tempo consideravelmente mais curto.
Atualmente, a BYD está produzindo 5 milhões de máscaras e 300.000 garrafas de desinfetante para as mãos por dia, que são enviadas para toda a China para suprir a escassez. Também produz cinco a dez novas máquinas produtoras de máscaras todos os dias.