Cabina estará disponível no modelo “Novo Actros F”, versão de entrada que foi lançado na Europa e será comercializado a partir de janeiro de 2021 também em outros países
A Daimler Trucks reafirmou hoje a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. Pela primeira vez, a Companhia anunciou que o projeto da cabina do Novo Actros no Brasil, criado pela equipe brasileira, será a base de uma inédita cabina que será produzida na Alemanha para o “Novo Actros F”, versão de entrada será comercializado em 24 países da Europa e de outros continentes, a partir de janeiro de 2021.
“A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks para a produção de uma cabina global demonstra a competência e experiência da nossa equipe em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Com a cabina do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”.
A cabina brasileira, inédita para o mercado europeu e outros países, será produzida pela Mercedes-Benz Trucks na Alemanha. Ela chegará ao mercado com o também inédito modelo “Novo Actros F”, ampliando o portfólio dessa família de pesados.
“O Novo Actros F é o novo modelo de entrada da família e traz o DNA do Actros no que se refere a eficiência, economia e, é claro, segurança”, ressalta Karl Deppen. “Com essa nova versão, o objetivo é que os clientes obtenham o máximo do seu Actros, alcançando a rentabilidade operacional e os lucros desejados. A Mercedes-Benz tem assim a melhor solução para cada demanda dos nossos clientes”.
A cabina do Novo Actros desenvolvida no Brasil trará vantagens tanto para a empresa de transporte, quanto para o motorista. “A altura externa mais baixa da cabina e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso País”.
De acordo com o executivo, a altura mais baixa da cabina, com menos degraus de acesso, assegura conforto e facilidade para o dia a dia do motorista. “Essa dimensão de cabina permite atender clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”, afirma Roberto Leoncini. “Constatamos isso no Brasil, onde essa cabina é série no Novo Actros, e agora essa solução desenvolvida aqui vai atender outros clientes e mercados. Aliás, ouvimos muito os transportadores e motoristas aqui no Brasil até chegarmos a essa cabina, que, além da facilidade de acesso, oferece um espaço interno amplo, confortável e extremamente ergonômico”.
Conectividade e o sistema de gestão de frota Fleetboard são itens de serviço que estarão presentes no “Novo Actros F”. Dessa forma, o desempenho do caminhão e do motorista, bem como o consumo de combustível, serão transparentes para os gestores de frota. A Mercedes-Benz também irá oferecer um novo modelo de contrato de serviço em que o cliente paga uma tarifa mensal com base nos quilômetros rodados.A cabina do Novo Actros – linha de caminhões extrapesados rodoviários que começaram a ser entregues a clientes no Brasil em julho deste ano – foi desenvolvida para atender as características do transporte no País e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível.
Também chama a atenção o interior da cabina, que se destaca pelo amplo espaço para o motorista e acompanhante, garantindo conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
“Desenhamos uma nova cabina totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o Novo Actros tem dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, destaca Roberto Leoncini.