Calendário Pirelli: backstage de edição de Bryan Adams

“On The Road” é o nome da edição 2022 do mais tradicional calendário

Bryan Adams, músico e fotógrafo, foi o responsável por fotografar o Calendário Pirelli 2022. Com o tema “On The Road”, o icônico Calendário Pirelli contará com alguns dos maiores talentos do mundo da música: Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, St. Vincent e Kali Uchis. As fotos foram feitas nas ruas de Los Angeles (EUA), no Palace Theatre e no Hotel Chateau Marmont.

A apresentação do “On The Road” marcará o retorno do Calendário Pirelli, que foi suspenso no ano passado devido à emergência da Covid-19.

A história do Calendário Pirelli

O Calendário Pirelli, também conhecido como “The Cal” ™, foi ideia da Pirelli UK Limited, a subsidiária britânica do Grupo, que trabalhou no projeto com ampla margem de manobra. Em 1964, os britânicos, em busca de uma estratégia de marketing para ajudar a Pirelli a se destacar da concorrência nacional, nomearam o diretor de arte Derek Forsyth e o fotógrafo britânico Robert Freeman, famoso por seus retratos dos Beatles, para produzir o que era um projeto totalmente inovador para a época .

O resultado foi um produto requintado e exclusivo com conotações artísticas e culturais que a diferenciam desde o início do mundo da moda e do glamour. Por 50 anos, desde então, “The Cal” ™ continuou a marcar o passar do tempo com imagens dos fotógrafos mais aclamados do momento – capturando e interpretando a cultura contemporânea e muitas vezes estabelecendo novas tendências.

De 1964 a 2020, um total de 47 Calendários Pirelli foram produzidos por 37 fotógrafos. A 48ª edição, Pirelli Calendar 2022 – do músico e fotógrafo Bryan Adams – será apresentada em novembro de 2021.

As três vidas de “The Cal” ™
A história do Calendário Pirelli pode ser dividida em três períodos:
– A primeira década, de 1964 a 1974, que foi seguida por uma longa pausa na publicação (por nove anos) devido à recessão mundial e subsequente período de austeridade;
– A segunda década, de 84 a 94, que viu o Calendário sendo relançado e se tornando progressivamente mais bem-sucedido;
– de 1994 até o presente, passando pela virada do milênio, durante a qual “The Cal” ™ alcançou o status de culto como um pioneiro.

 A década de 1964 a 1974
Os primeiros anos de “The Cal” ™ foram os dias dos Beatles, da música rock e da minissaia, mas também dos movimentos de protesto de jovens e comícios pela paz contra o Vietnã. O Calendário logo abandonou seu papel original de “brinde corporativo” para clientes importantes, tornando-se uma publicação exclusiva destinada a poucos destinatários selecionados. Os modelos eram em sua maioria jovens recém-chegados, fotografados em ambientes atmosféricos de elite: cenários de praia exóticos e locais naturais. Mas mesmo essas primeiras imagens brilhantes forneceram um vislumbre da verdadeira filosofia estética e cultural do Calendário: “The Cal” ™ aspirava ser um sinal dos tempos de mudança.

Em 1968, Harri Peccinotti se inspirou na poesia de Elizabeth Barrett Browning, Allen Ginsberg e Ronsard, enquanto no ano seguinte ele rejeitou poses formais para fotos mais naturais e espontâneas capturadas nas praias ensolaradas da Califórnia. Em 1972, Sarah Moon se tornou a primeira mulher fotógrafa a fotografar o Calendário, quebrando tabus ao longo do caminho.

O anúncio em março de 1974 de que a publicação iria parar causou muito mais protestos na mídia britânica e internacional do que o lançamento, um sinal seguro do sucesso crescente do Calendário Pirelli. Na década seguinte, vários livros, coleções e antologias, em diferentes idiomas, foram dedicados a ele, o mais famoso sendo uma publicação de 1975 cobrindo os dez anos de “The Cal” ™, completo com um prefácio nostálgico escrito por ninguém menos que David Niven.

 A década de 1984 a 1994
1984 finalmente viu o tão esperado retorno do Calendário. Sob um novo diretor de arte, Martyn Walsh, o Calendário voltou às suas raízes, incluindo referências discretas, quase subliminares ao produto herói do Grupo: pneus.
Nas praias das Bahamas, ao lado dos belos modelos fotografados para o Calendário de 1984 por Uwe Ommer, rastros misteriosos apareceram na areia: o padrão de piso da última criação da Pirelli, o pneu P6. Em termos de posicionamento de produtos, era uma presença sutil, mas onipresente, evocando a tecnologia que dominou a era.

Em 1987, Terence Donovan criou um calendário inovador apresentando apenas modelos negras, que incluía Naomi Campbell, de 16 anos, no início de sua carreira. No ano seguinte, Barry Lategan incluiu um modelo masculino pela primeira vez nesta tradicional vitrine de beleza feminina. Em 1990, Arthur Elgort produziu o primeiro Calendário Pirelli todo em preto e branco, dedicado às Olimpíadas e ao cineasta alemão Leni Riefenstahl.

 De 1994 até o presente
Em 1993, coincidindo com o final de mais uma década e após uma mudança na alta administração da empresa, ocorreu outra virada importante. A Pirelli aumentou sua aposta internacionalmente, lançando campanhas publicitárias de alto perfil (incluindo a famosa imagem do velocista Carl Lewis em estiletes vermelhos) e o Calendário se tornou uma das principais ferramentas para transmitir a nova imagem do Grupo. A direção artística mudou-se para a sede da empresa em Milão e foi decidido que todas as referências a pneus deveriam ser abandonadas. “The Cal” ™, portanto, voltou a ser ele mesmo, uma publicação artística sem limitações ou restrições impostas aos seus criadores, exceto os cânones do estilo e do bom gosto. Afinal, a Pirelli é uma marca internacional que não se identifica com uma única família de produtos, mas evoca um amplo espectro de valores e significados

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