O navegador brasileiro Gustavo Gugelmin poderá ser tetracampeão, três ao lado do norte-americano Austin Jones
No dia 5 de janeiro, mais precisamente uma sexta-feira, terá início a maior competição off-road do globo, o Rali Dakar 2024, com a Can-Am buscando a sétima vitória consecutiva na classificação geral em sete anos de disputa na categoria UTVs. E os números são ainda mais grandiosos porque, além da expectativa acima citada, a Can-Am poderá se sagrar campeã pelas mãos do norte-americano Austin Jones e do catarinense de Lajes (SC) Gustavo Gugelmin, que partem para o tricampeonato já que venceram em 2022 e 2023. E mais: Gugelmin, que já é o brasileiro mais vitorioso da história do Dakar nos UTVs, se ganhar será tetracampeão (em 2018, arrematou o título navegando para um dos mais vitoriosos pilotos brasileiros de rali, Reinaldo Varela).
A 46ª edição promete ser tão ou mais emocionante, com a Arábia Saudita sediando o evento pelo quinto ano consecutivo. Começa em Al Ula e se estende por cerca de 7.891 quilômetros, finalizando em 19 de janeiro em Yanbu. De acordo com a organização, este ano, 354 veículos estão inscritos, incluindo 36 UTVs. Com um prólogo, 12 etapas e 14 dias de corrida, o Dakar 2024 terá aproximadamente 5.000 quilômetros de especiais (disputa cronometrada), sendo cerca de 60% de trechos inéditos.
A grande novidade é a etapa de 48 horas no Empty Quarter, ou Quarteirão Vazio, uma imensidão de areia e dunas no Sudeste do país. Desta vez, os competidores poderão ajudar uns aos outros à noite. Às 16 horas, devem rumar para o primeiro acampamento que alcançarem dentre os oito disponíveis. Somente outros competidores que tenham pernoitado no mesmo local estarão disponíveis para auxílio. Na manhã seguinte, o cronômetro volta a ser acionado para determinar os melhores do desafio.
Para Gustavo Gugelmin, a confiança no desempenho do UTV Can-Am e na durabilidade do conjunto faz do Maverick X3 um veículo de altíssimo desempenho, sendo a escolha da maioria das duplas participantes. E essa confiança vem desde 2018, quando começaram a desenvolver o UTV: “Isso nos dá a tranquilidade para enfrentar um Dakar que estamos considerando um dos mais difíceis, com provas mais longas. Teremos etapa de dois dias correndo no meio do deserto e dormindo por lá. Será um grande teste para veículos, pilotos e navegadores”, revela o brasileiro e acrescenta:
“Enquanto vejo muitos competidores sonharem em ir para o Dakar, eu terei a chance de me tornar tri e tetracampeão. São conquistas muito significativas e às vezes nem eu mesmo acredito onde cheguei. Ao mesmo tempo, a expectativa que depositam em nós é muito grande e a gente faz parecer fácil, mas não é, nem de longe. Estar lá é desafiador, sentimos medo, raiva, ficamos felizes, refletimos sobre nossas vidas. São muitas emoções em 15 dias e fica difícil relatar em palavras tudo isso. Mas asseguro que vamos com tudo, Austin e eu, para levar a Can-Am ao lugar mais alto do pódio mais uma vez. E, claro, o Brasil também por minhas mãos”.
Outras duplas brasileiras também estarão na edição 2024. Uma delas pela primeira vez. Rodrigo Varela, o atual campeão sul-americano de Rally Cross-Country e um dos filhos de Reinaldo Varela (vencedor do Dakar de 2018 juntamente com Gustavo Gugelmin), participará da competição ao lado do navegador brasileiro Enio Bozzano Júnior, na categoria T4:
“Estaremos a bordo de um Can-Am Maverick X3 preparado na Europa e que está muito redondo para a disputa. Mesmo sendo uma prova muito desafiadora, estou super ansioso para chegar na Arábia Saudita e enfrentar meu primeiro Dakar dando o meu melhor para fazer uma excelente prova. Já tenho experiência em provas internacionais com o Bozzano e acredito que o entrosamento e história dele no Dakar vão ajudar muito nesse desafio. As dicas do Reinaldo também, afinal é campeão dessa prova e nossa inspiração”.
Já Cristiano Batista, o atual campeão na categoria UTV T4 do FIA World Cup for Cross Country Bajas 2023, competirá pela segunda vez o Dakar pela South Racing Can-Am. Sua primeira participação foi em 2023. Seu navegador será o português Fausto Mota.