Carro elétrico vira desafio para condomínios residenciais

Instalação de pontos de recarga pode demandar investimento, principalmente se o prédio tiver estrutura elétrica que precisa ser atualizada, alerta a Lello; confira dicas e cuidados para síndicos e condôminos

No começo de abril foi publicada no Diário Oficial uma Consulta Pública do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com prazo de 30 dias para manifestação, estabelecendo diretrizes para instalação de carregadores para abastecer carros elétricos em condomínios, estacionamentos públicos e subsolos, com o objetivo de resguardar a segurança das edificações, proteger o patrimônio e, fundamentalmente, resguardar vidas.

A partir dos elementos constantes no documento, a discussão sobre o carregamento elétrico em condomínios ganhou ainda mais urgência. Muitas montadoras estão entregando seus carros com os carregadores, mas existe um longo caminho entre a aquisição do veículo e a instalação com segurança em espaços compartilhados como as garagens dos condomínios residenciais e comerciais.

Trata-se de um novo desafio para os condomínios residenciais, especialmente para condomínios mais antigos que, na maioria dos casos, deverão passar por atualização der suas instalações para que os veículos possam ser carregados nas garagens.

Para a engenheira civil Raquel Bueno, gerente de Produtos e Parcerias da Lello Condomínios, “a instalação de pontos de recarga seguros e acessíveis para os carros elétricos deve ser encarada com cautela por parte dos síndicos, que precisam de suporte especializado e assessoria técnica para garantir a segurança desse processo. O carregamento de carros elétricos é uma realidade, muitos estudos mostram que esta é uma demanda crescente. Os condôminos estão buscando solução. É nosso papel encontrar os caminhos que orientem síndicos e viabilizem essa solução com segurança para os condomínios”, observa a engenheira.

A implantação de carros elétricos em condomínios exige planejamento cuidadoso, regulamentação clara e um enfoque em soluções que possam atender às necessidades dos moradores.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes