Cayenne é o modelo mais comercializado pela marca alemã
A Porsche manteve números significativos de entregas no primeiro semestre de 2022 apesar dos diversos desafios. Em geral, a fabricante de carros esportivos entregou 145.860 veículos entre os meses de janeiro e junho em todo o mundo, uma queda de 5 por cento em relação ao ano anterior. “Nós e nossos concessionários passamos com sucesso pela primeira metade do ano que foi marcada por fatores externos e incertezas,” conta Detlev von Platen, diretor de vendas e marketing da Porsche AG. “Além das dificuldades impostas pelo agravamento da pandemia de Covid 19 na China e em outros mercados, fomos acompanhados pelos desafios constantes relacionados à cadeia de fornecimento e à logística. Ao mesmo tempo, o desejo por nossa marca e a popularidade de nossos produtos permanecem fortes. Esperamos que o segundo semestre seja dinâmico. Como nos anos anteriores, estamos otimistas sobre o futuro e determinados a trabalhar a todo vapor durante os próximos meses.
Foram diversas as situações do mercado mundial na primeira metade do ano, portanto, os números de entregas para as diferentes regiões e mercados são diferentes. Na Europa, a quantidade de entregas de veículos aumentou para 43.087, o que representa um aumento de 7 por cento sobre um período que já era forte. Isso se aplica ao mercado interno da Alemanha. As 13.785 entregas nos primeiros seis meses de 2022 representam um ganho de 5 por cento a cada ano. Na China, a Porsche conseguiu entregar 40.681 veículos aos clientes apesar dos lockdowns que duraram meses em algumas cidades. A queda nas entregas no primeiro semestre do ano representou uma diminuição de 16 por cento em relação ao ano anterior. Considerando a queda geral no segmento premium/luxo a China (redução de 23 por cento de janeiro a maio), a fabricante de carros esportivos ainda apresentou um resultado impressionante em seu maior mercado exclusivo. Em geral, 62.245 veículos foram entregues aos clientes da Porsche na região Ásia-Pacífico e no Oriente Médio. Nos EUA, a Porsche entregou 32.529 veículos aos clientes apesar das dificuldades enfrentadas com as entregas e trânsito. Esse número vai de encontro ao cenário do melhor semestre no mesmo período no ano passado.
A demanda permanece particularmente alta para os modelos SUV. Um total de 41.947 clientes adquiriram um Cayenne. Em segundo lugar, ficou o Macan, com 38.039 entregas. Sobre o ícone dos carros esportivos, o 911, foram entregues 21.616 unidades a clientes em todo o mundo. O Taycan foi entregue a 18.877 clientes – apesar da limitação de produção devido a gargalos na cadeia de fornecimento que afetaram, especialmente, a divisão de elétricos da Porsche. Também foram entregues aos clientes: 15.604 unidades do Panamera, 9.777 exemplares do 718 Boxster e 718 modelos Cayman.
“Estamos entrando no terceiro trimestre cheios de energia e otimistas. Além das entregas, continuamos a focar em experiências exclusivas para nossos clientes,” acrescenta von Platen.
Confira as vendas globais da marca:
PORSCHE AG
Entregas |
Janeiro – Junho | ||
---|---|---|---|
2021 | 2022 | Diferença | |
Mundo | 153,656 | 145,860 | -5% |
Europa | 40,435 | 43,087 | +7% |
Alemanha | 13,094 | 13,785 | +5% |
América | 44,023 | 40,528 | -8% |
EUA | 36,326 | 32,529 | -10% |
Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio | 69,198 | 62,245 | -10% |
China | 48,654 | 40,681 | -16% |