Chega ao mercado o novo Delivery Express+

Veículo passa a vir equipado com sistema de controle de estabilidade (ESC) no mesmo patamar de carros de passeio

Agora a família Delivery ganha mais um integrante: chega ao mercado o novo Delivery Express+, que vem com configuração especial para adicionar segurança ao dia a dia na operação. Com 3.381 unidades emplacadas em 2020, o Delivery Express conquistou uma fatia importante do segmento: se mantém na vice-liderança entre seus competidores diretos de veículos chassi-cabine com 3,5 toneladas. Sua nova versão agrega diferenciais para fazer a diferença nessa disputa.

“Com o e-commerce aquecido no último ano, o Express favoreceu empreendedores interessados em ter uma logística própria com a robustez de um caminhão e a facilidade de condução de um automóvel. O modelo já é um dos mais desejados da categoria e agora vamos agregar novas oportunidades e tecnologias de segurança para atrair os clientes com o Delivery Express+”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O Delivery Express+ traz de série um sistema de controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), alinhado ao que se encontra em automóveis. A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. Em piso molhado é que ainda mais se percebe a diferença que esse sistema proporciona. Para garantir a eficiência nessas situações, o veículo passou por testes extremos, em pistas especiais de gelo e neve no norte do Estados Unidos, e os resultados confirmam a segurança a bordo mesmo nesse tipo de condição extremamente adversa.

A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o novo controle de tração (ATC, da sigla em inglês) que passa a equipar o Express+. Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. A combinação dessas tecnologias diminui substancialmente o risco de acidentes, tendo comprovado sua eficácia para a melhoria dessa estatística em outros mercados como Europa e Estados Unidos.

Outra novidade do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha. Isso se traduz em conforto e segurança para o motorista, aliado ao aumento de vida útil da embreagem.

Os diferenciais do novo integrante de uma das famílias mais vendidas do Brasil, no entanto, não param por aí. O Express+ está equipado com o eixo traseiro Dana 267 para vencer qualquer obstáculo no dia a dia da operação. O conceito “sob medida para seu negócio” também está presente na oferta do veículo, que conta com duas opções de entre-eixos: 3.000 mm ou 3.600 mm para atender às diferentes aplicações. Com isso, os clientes podem optar por plataformas de cargas de até 4,2 metros e, se desejarem, o Express+ sai implementado de fábrica com baú ou carga seca.

Ao mesmo tempo em que estreia essas configurações, o Delivery Express+ mantém todas as vantagens que já o consagram como um dos mais desejados de sua categoria. Tem robustez e capacidade de carga de caminhão com padrão de conforto de automóvel. Pode ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e por seu rodado simples na traseira, paga pedágio de automóvel.

O Express pode circular mesmo em áreas de restrição para veículos maiores (por ser classificado como comercial e sujeito apenas a rodízios municipais), e sua manobrabilidade é diferenciada: tem excelente raio de giro, o que facilita o dia a dia na direção. Também ganha como menor ruído interno e por ter a cabine com maior comodidade e ergonomia do segmento, além de design moderno e atual. Em operação, seu motor e torque oferecem o desempenho ideal para as entregas urbanas.

Sempre atenta ao padrão de qualidade de seus veículos, a VWCO submete os modelos constantemente a testes para comprovar sua conformidade com os projetos elaborados pelo centro mundial de desenvolvimento da marca, localizado em Resende (RJ). Numa das mais recentes iniciativas, o Delivery Express+ passou por checagens em seu sistema de segurança a partir da simulação de uma colisão frontal e, mais uma vez, ratificou sua eficiência e superioridade.

Desenvolvido pelos engenheiros da marca como o maior da América Latina, o set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros entregou o alto padrão de segurança prometido a todos os ocupantes do Express+, em associação aos cintos de três pontas com pré-tensionadores. Não só a integridade dos ocupantes, representados por bonecos chamados como dummy, foi confirmada como também a facilidade de abertura de portas após a colisão, atendendo a todos os requisitos de normas internacionais.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes