Choque no mercado: a rápida depreciação dos carros elétricos

Em apenas dois anos, alguns dos principais modelos elétricos sofreram desvalorizações de até 47%; entenda o impacto da evolução do mercado e a competição crescente

O segmento de veículos elétricos no Brasil passou por uma rápida transformação desde 2022. Naquela época, os modelos eram mais caros e a oferta era limitada. Hoje, com o crescimento do mercado e a introdução de novos competidores, muitos desses carros sofreram desvalorizações acentuadas.

Por isso mesmo, algumas marcas preferem oferecer os modelos elétricos na forma de assinatura, pois a evolução constante dos veículos vai gerar uma perda direta para o consumidor e também para a imagem/valor da marca.

Vamos observar como foi esse comportamento com os principais atores do cenário automotivo elétrico brasileiro.

O Renault Kwid E-Tech, lançado como o elétrico mais barato do Brasil por R$ 142.990, agora é encontrado por cerca de R$ 79.700 no mercado de usados, refletindo uma queda de 44,3%. Esse modelo foi um dos primeiros a oferecer uma opção acessível, mas a chegada do BYD Dolphin em 2023 forçou uma redução ainda maior em seu preço.

O Caoa Chery iCar, que também chegou ao mercado em 2022, iniciou com um preço de R$ 139.990. Atualmente, seu valor médio de revenda é de R$ 79.900, indicando uma desvalorização de 42,9%. Assim como o Kwid, o iCar viu seu preço ser impactado pela concorrência crescente.

O JAC E-JS1, outro pioneiro na oferta de carros elétricos acessíveis, viu seu preço inicial de R$ 149.990 cair para R$ 80.800, uma desvalorização de 46%. A competição com novos modelos, como o BYD Dolphin e Dolphin Mini, pressionou o mercado e afetou seu valor.

Modelos mais premium também enfrentaram grandes quedas. O Peugeot e-208 GT, inicialmente vendido por R$ 276.990, agora pode ser encontrado por aproximadamente R$ 146.000, perdendo 47,2% do seu valor. Da mesma forma, o Peugeot e-2008, lançado por R$ 259.990, agora custa em torno de R$ 140.600, uma desvalorização de 45,9%.

O BYD Tan, um SUV elétrico de alto padrão, sofreu uma desvalorização de 37,5%. Originalmente vendido por R$ 487.590, hoje é encontrado por R$ 304.550. Apesar de continuar mais caro que muitos concorrentes, o Tan teve seu valor ajustado para se adaptar ao mercado.

Outros modelos notáveis incluem o Fiat 500e, que viu uma desvalorização de 37,5%, e o Chevrolet Bolt EV, que teve uma das maiores desvalorizações entre os analisados, com uma queda de 47,1%, refletindo a dificuldade do modelo em competir no atual mercado.

Essas desvalorizações destacam o impacto da rápida evolução tecnológica e a crescente competição no mercado de veículos elétricos, forçando ajustes de preços e influenciando significativamente o valor dos modelos no mercado de usados.

Em resumo, os veículos elétricos usados devem experimentar uma evolução contínua, com melhorias tecnológicas e uma maior aceitação no mercado. Embora possam enfrentar desafios como a depreciação da bateria e a variação nos preços, o cenário geral tende a ser positivo, com oportunidades para valorização e redução dos custos operacionais.

Modelo Preço em 2022 Preço na Troca Desvalorização
Peugeot e-208 GT R$ 276.990 R$ 146.000 -47,2%
Chevrolet Bolt EV R$ 329.000 R$ 174.000 -47,1%
JAC E-JS1 R$ 149.990 R$ 80.800 -46%
Peugeot e-2008 R$ 259.990 R$ 140.600 -45,9%
Nissan Leaf R$ 293.790 R$ 158.870 -45,9%
Renault Kwid E-Tech R$ 142.990 R$ 79.700 -44,3%
Volvo XC40 (bimotor) R$ 399.950 R$ 222.200 -44,4%
Caoa Chery iCar R$ 139.990 R$ 79.900 -42,9%
Volvo XC40 (monomotor) R$ 309.950 R$ 199.000 -35,7%
BYD Tan R$ 487.590 R$ 304.550 -37,5%
Fiat 500e R$ 255.990 R$ 159.820 -37,5%

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