As sessões e atividades oferecidas no mês de julho serão no Parque Ibirapuera junto ao MAM e serão gratuitas
O espetáculo Dual, criado pela Cia do Polvo, mescla elementos do circo, teatro e dança, enquanto aborda temas como amizade, competição, ancestralidade e modernidade. A montagem criada e concebida pelas artistas Cintya Rodrigues e Natalia Presser, sob a direção de Juliana Neves, será apresentada nos dias 6 e 10 de julho, às 15h, na Marquise do Parque do Ibirapuera, junto ao MAM. Haverá uma roda de conversa após o espetáculo do dia 06/07.
Na trama, uma roda no centro do palco aciona um timer de tempo, dando início a um jogo entre as artistas em disputas acrobáticas. Durante o espetáculo, um esqueleto anatômico é montado, tornando-se crucial nesse jogo.
A dança, o teatro e a acrobacia fazem parte das habilidades das artistas (ex-ginastas) em uma encenação, sem diálogos, que passeia por técnicas circenses como equilíbrio e parada de mãos em cadeiras e a Roda Cyr. A diretora, Juliana Neves, é bailarina e dançarina contemporânea e orquestra as cenas com uma mistura das linguagens e gerando uma atmosfera divertida e lúdica para toda a família.
Durante o espetáculo, quatro cadeiras de ferro se dispõe em diferentes configurações formando imagens e significados diferentes na composição virtuosa e acrobática de Cintya Rodrigues. Já a Roda Cyr permite que Natalia Presser execute giros, movimentos de manipulação, dança e acrobacias dentro e fora do aparelho, que funciona como timer da história.
A criação ocorreu durante a pandemia e foi fruto dos questionamentos das intérpretes e equipe, e teve uma série de propulsores como o conceito de Modernidade Líquida, criado por Zygmunt Bauman (1925-2017), filósofo polonês contemporâneo, que reflete sobre o quanto as relações entre as pessoas se tornaram superficiais, se desfazendo com a mesma facilidade que se estabeleceram, como por exemplo acontece nas redes sociais. Outra inspiração foi no estudo de alguns contos do livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés. A publicação aborda o arquétipo feminino e seus mistérios e potência com base em mitos, histórias ancestrais e contos de diversos países.
Oficinas gratuitas e mostra artística
Serão oferecidas 02 oficinas gratuitas, com 5 dias cada. As Oficinas serão de Equilíbrio em Parada de Mãos com o artista Paulo Maeda, e Roda Cyr com o artista Cesar Rossi. Cada dia terá duração de 3 horas, totalizando 15 horas em cada modalidade. Ao final desses encontros, acontecerá uma Mostra Artística gratuita aberta ao público, onde irá apresentar as pesquisas realizadas pelos participantes em forma de espetáculo.
A oficina de Equilíbrio de Parada de Mãos ocorre nos dias: 16, 18, 23, 25 e 26 de julho das 13h às 16h no ateliê de atividades do MAM – Parque do Ibirapuera. Roda Cyr também terá oficina nos mesmos dias citados, porém, das 10h às 13h na Marquise do Parque do Ibirapuera junto ao MAM. A Mostra Artística acontecerá no dia 27 de julho (sábado) às 15h na Marquise do Ibirapuera.
As oficinas-encontro de Parada de Mãos e de Roda Cyr, tem por objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento dessa técnicas circenses bem específicas que são as principais habilidades apresentadas no espetáculo Dual. Para isso foi convidado dois dos principais artistas dessas técnicas residentes na cidade de São Paulo, para promover esse encontro. Paulo Maeda – Parada de Mãos e César Rossi – Roda Cyr.
A Mostra Artística vai acontecer no final do processo de oficinas e tem como objetivo apresentar uma síntese das oficinas e habilidades dos participantes. Para o público, a possibilidade de desfrutar de uma apresentação virtuosa e com performances de diferentes estilos.
*Roda Cyr é um aparelho circense criado pelo canadense Daniel Cyr no final dos anos 90 e passou a ser difundida no universo circense desde então. Uma roda de metal medindo um pouco mais que a altura do artista. Esse aparelho permite que o/a artista execute giros, movimentos de manipulação, dança e acrobacias dentro e fora dele.
Público Alvo:
acrobatas, artistas circenses e praticantes de roda Cyr.
Não é um pré-requisito ter o aparelho, mas é recomendado.
Quem já pratica precisa levar seu próprio aparelho.
Serão oferecidas 20 vagas para cada modalidade, totalizando 40 inscritos.
As inscrições serão feitas através de formulário virtual que será divulgado através das redes sociais da Companhia do Polvo (@ciadopolvo).
Classificação Indicativa: a partir de 16 anos
Serviço:
Espetáculo Dual
Parque do Ibirapuera – MAM
Dias 6 e 10 de julho, às 15h na Marquise do Parque do Ibirapuera junto ao MAM. Classificação: Livre. Duração: 55 minutos.
Oficinas Circenses
Roda Cyr
Julho nos dias: 16, 18, 23, 25 e 26 das 10h às 13h na Marquise do Parque do Ibirapuera junto ao MAM
Parada de Mãos
Julho nos dias: 16, 18, 23, 25 e 26; das 13h às 16h no ateliê de atividades do MAM – Parque do Ibirapuera
Mostra Artística
Dia 27 de julho (sábado) às 15h na Marquise do Ibirapuera, junto ao MAM