Cia DPaschoal aposta em ações que valorizam a presença da mulher no segmento automotivo

Durante o período marcado pela conscientização do Dia Internacional da Mulher, Companhia DPaschoal realiza uma série de atividades e debates

“Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade”, escreveu Simone de Beauvoir, escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Na época, pouco se refletia sobre a questão e muito menos existia o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Durante o mês de março, a Companhia DPaschoal está trabalhando ações voltadas ao público feminino com o objetivo de ressignificar a presença das mulheres nos segmentos que envolvem a cadeia automotiva e, dessa forma, homenagear as lutas e conquistas femininas nas últimas décadas pela igualdade de gênero.

De acordo com a pesquisa do portal Automotive Business, a presença de trabalhadoras em cargos de liderança em empresas do setor automotivo é pequena, apenas 23% das cadeiras de diretoria e somente 15% de presidência são ocupadas por mulheres. Outro fator de peso mostrado no estudo é que os salários recebidos pelo público feminino são 23% menores de maneira geral, chegando ser 34% menores nos cargos de liderança.

Vale sempre resgatar que há mulheres que causaram grandes impactos para o mundo automobilístico. Entre elas, estão Bertha Benz, criadora do test-drive, responsável por ajudar a aprimorar o primeiro sistema de freios e a primeira pessoa da história a dirigir um automóvel em longa distância (uma viagem de 106 km entre as cidades alemãs de Mannheim e Pforzheim); Margaret A. Wilcox, inventora do aparelho que conduzia o calor do motor para dentro do carro e que deu origem ao primeiro ar-condicionado automotivo; e Mary Anderson, que desenvolveu o limpador de para-brisa.

Um dos principais eventos da ação promovida pela Cia DPaschoal será o fórum de discussão on-line “360º: Poder Feminino no Setor Automotivo”, que ocorrerá em 21 de março, das 19h às 20h. Na ocasião, as participantes Renata Costa Silva, gerente de marketing da Schaeffler, Barbara Brier, autora do blog e da consultoria Oficina Amiga da Mulher, Daiene Pereira, gerente de loja da DPaschoal Campinas e Josiane Silva, coordenadora de vendas da DPK Ribeirão Preto, vão promover discussões sobre diversos temas.

Entre eles estão: consumidoras finais e a insegurança em procurar serviços em oficinas, mulheres como profissionais do setor em oficinas e distribuidoras e mulheres na indústria automotiva.  O evento será transmitido simultaneamente pelo canal do Youtube da DPaschoal e no instagram da DKP (@DPK_distribuidora), empresa do grupo que é uma das principais distribuidora de peças e componentes veiculares do Brasil

De acordo com Marcia Bonfim, diretora de marketing e desenvolvimento humano da DPaschoal, as ações criadas em torno da data são com o intuito de trazer a reflexão para todos os públicos atuantes no contexto automotivo. Neste dia iremos compartilhar o nosso conhecimento enquanto gestoras, empreendedoras, mãe e dona de casa. Essa variedade de papeis que nos transforma em quem somos hoje.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes