Citroën e Asterix: lendas da cultura francesa unidas

A Citroën e o mundo de Asterix são parte integrante da história francesa. Esta parceria deu origem à criação de uma evolução particular do novo logotipo da Citroën: os famosos chevrons inseridos em uma oval reforçada com as asas do capacete do Asterix

Citroën, Pathé, Trésor Films e as Edições Albert René estão iniciando uma parceria para o próximo filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom. Produzido pela Pathé, Trésor Films e les Enfants Terribles, o filme é dirigido por Guillaume Canet e será lançado nas salas de cinema da França em 1º de fevereiro de 2023. O lançamento internacional ocorrerá logo em seguida.

Esta parceria é diferente de qualquer outra que a Citroën já firmou. Ela envolveu a concepção e criação de uma carruagem-conceito pela Citroën especificamente para as necessidades deste filme, algo sem precedentes para a marca. As equipes de design da montadora foram implicadas neste projeto desde o início e conseguiram algo incrível: projetaram e construíram a carruagem em três meses, enquanto a linha do tempo para o esboço e fabricação de um conceito é normalmente de um ano.

“O encontro entre estas duas lendas da cultura francesa pode ser nada menos que extraordinário. Desde o início houve uma proximidade, sinceridade e respeito mútuo entre as equipes de cinema da Citroën e do filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom. Foi-nos apresentada esta incrível oportunidade de criar e construir uma carruagem conceitual a partir do zero e tivemos o momento mais surpreendente trabalhando neste projeto! O resultado é uma ode ao 2CV, o lendário carro que representa a Citroën em toda sua glória”, diz Pierre Leclercq, Diretor de Design Global da Citroën.

De fato, o 2CV é um carro que faz parte do patrimônio cultural francês. Sua silhueta é reconhecível em qualquer parte do mundo e representa o estilo de vida do país para muitos. No filme Asterix & Obelix: The Middle Kingdom, a “Carruagem Conceito” é uma reinterpretação do 2CV e é representativo do estilo de vida galês. As equipes de design da Citroën fizeram uma nova leitura dos valores centrais de conforto, tecnologia e design arrojado do DNA da marca e adicionaram um toque especial para o filme. O resultado é uma carruagem conceito imaginada no mundo da fantasia com suspensões “feitas” de estômago de javali, teto solar, faróis feitos com capacetes galvânicos e operados por pirilampos impulsionados com a poção mágica e rodas feitas de escudos reciclados, incorporando os chevrons da Citroën.

Muito se pensou na criação da carruagem conceito para este filme e há várias sequências onde isto é ilustrado. Uma delas, em que os heróis estão prestes a deixar sua aldeia para ir à China, mostra uma equipe unida e em direção a uma grande aventura. Antes de partirem, Cétautomatix apresenta a carruagem a Obelix e mostra as últimas inovações que ele trouxe para que sua viagem decorra da maneira mais tranquila possível. Mais adiante no filme, quando o exército de César chega à China, há um primeiro cartaz publicitário na entrada do país promovendo o melhor carro da época: o 2CV, uma incrível carruagem feita na Gália, puxada por dois cavalos. Esta é uma sutil alusão ao famoso filme publicitário Citroën, feito na Grande Muralha da China.

Finalmente, para sublinhar a força desta parceria, o novo logotipo da Citroën ganha vida e ostenta as asas do capacete da Asterix para a ocasião.

Os “bastidores” constituem um componente significativo nesta parceria. A Citroën forneceu à equipe uma frota inteiramente eletrificada durante as filmagens do filme Asterix. A frota era composta por dez veículos: três ë-C4, três C5 Aircross PHEV, duas ë-Spacetourer, um Ami e um ë-Jumpy. A Citroën também ajudou na cobertura das estações de carregamento desses veículos nos locais de filmagem de Bry-sur-Marne e Bretigny-sur-Orge.

A sustentabilidade foi um aspecto chave durante todas as filmagens. A frota eletrificada fornecida pela Citroën foi o esforço da equipe da Asterix para contribuir com a descarbonização. A equipe trabalhou com uma agência que implementou alguns processos para limitar ao máximo possível o desperdício. Por exemplo, os trajes foram reciclados e reutilizados para outros fins e os painéis cenográficos foram reciclados, o que resultou na economia de duas toneladas de madeira. Além disso, todas as caixas de madeira foram entregues a duas fazendas urbanas na região de Ile-de-France.

“Na Pathé, é a primeira vez que rodamos um filme utilizando uma frota eletrificada tão importante. A Citroën nos ajudou com a instalação das estações de carga TOUTELECTRIX nas cores do filme Asterix. Este modo de mobilidade elétrica foi obviamente uma adaptação para muitos de nós, mas nossa equipe se mostrou brilhantemente à altura deste desafio. Com base nesta experiência de sucesso, estamos confiantes para replicar esta disposição durante nossas próximas produções”, acrescenta Yohann Stoll, Chefe de Parcerias e Patrocínio de Marcas da Pathé Films.

Tanto Citroën quanto o caráter de Asterix são nomes familiares que estão enraizados dentro da cultura francesa: A Citroën é uma fabricante de automóveis criada por André Citroën em 1919 e marcou a história da indústria automotiva, como o Traction Avant, 2CV e o CX. Hoje, a Citroën está abrindo o caminho para a mobilidade do amanhã com a solução de mobilidade Ami ou com seu mais recente carro conceito, o oli [all-ë]. Asterix é uma série de quadrinhos francesa criada em 1959 pelo roteirista francês René Goscinny e o cartunista francês Albert Uderzo no jornal francês Pilote. As Edições Albert René possuem e administram os direitos para as aventuras do Asterix. A empresa publica as histórias em quadrinhos e fontes de novos projetos sobre o Asterix, particularmente filmes e desenhos animados. Até esta data, foram vendidos 385 milhões de quadrinhos em 111 idiomas e dialetos em todo o mundo.

A primeira adaptação de Asterix para o cinema foi em 1967, com o filme Asterix The Gaul, dirigido por Ray Goossens. Até hoje, a saga de Asterix compreende 15 filmes e desenhos animados, com mais de 25 milhões de espectadores na França e mais de 70 milhões em todo o mundo. Ela compartilha com a Citroën a incrível capacidade de reunir todos os espectadores com um senso desenfreado de comédia, sendo o fabricante uma das raras marcas de carros que usa o humor offbeat para transmitir suas mensagens.

Finalmente, a longa jornada de Asterix e Obelix na China lembra a missão da Citroën na Ásia Central, também chamada de Cruzeiro Amarelo, que ocorreu de 4 de abril de 1931 a 12 de fevereiro de 1932, ligando Beirute a Pequim. Foi a terceira expedição deste tipo, de carro, por iniciativa da Citroën, após a travessia do Saara e da Expedição Negra.

O filme será lançado em 1º de fevereiro de 2023 nas salas de cinema da França e o lançamento mundial ocorrerá logo em seguida.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes