Projeto, em conjunto com a Altris, se concentrará em aplicações automotivas de baixa tensão
A Clarios e a Altris anunciaram a criação de uma parceria inovadora com o objetivo de desenvolver baterias de íons de sódio de baixa voltagem para o setor automotivo.
Todos os veículos, inclusive os híbridos e elétricos, precisam de uma fonte de energia de
baixa tensão para alimentar sistemas e funções essenciais. À medida que os veículos
híbridos e elétricos continuam a evoluir, a rede de baixa tensão está sendo solicitada a dar
suporte a um número cada vez maior de funções baseadas em software, como steer-by-wire, break-by-wire, funções autônomas e experiências aprimoradas na cabine.
Essa transformação está levando os fabricantes de automóveis a explorar soluções com
várias baterias que incluem baterias de íon-lítio, baterias de chumbo-ácido AGM (Absorbent
Gass Mat) e outras químicas para alguns dos veículos mais icônicos do mundo. Embora as
baterias de chumbo-ácido representem o melhor exemplo de economia circular do mundo, eos produtos à base de lítio continuem a evoluir, a abordagem circular e agnóstica da química Clarios tornou-se de importância estratégica.
As baterias de íons de sódio (Na-ion) são inerentemente sustentáveis e fáceis de reciclar,
feitas de sal, madeira, ferro e ar. Os materiais usados para produzir células de íons de sódio são abundantes e estão disponíveis, livres de minerais de conflito e elementos tóxicos. O novo programa de colaboração conjunta tem como objetivo desenvolver uma bateria de íons de Na com potencial de até 60 volts para dar suporte a aplicações automotivas em veículos novos e para substituições no mercado de reposição, que também pode complementar uma configuração de sistema de baixa tensão com várias baterias.
“A Clarios tem ampla experiência em sistemas de baixa tensão no setor automotivo e desempenhará um papel de liderança na definição e otimização das especificações das
células de íons de sódio”, disse Federico Morales Zimmermann, vice-presidente e gerente geral de clientes globais, produtos e engenharia da Clarios. A Altris, líder em material de cátodo de íons de sódio e tecnologia de células de bateria, se concentrará no desenvolvimento de células de íons de sódio especificamente adaptadas às necessidades do mercado de baterias automotivas de baixa tensão.
“A Altris quer trazer ao mundo baterias de íons de sódio melhores, mais seguras e verdadeiramente sustentáveis. Estamos continuamente investigando novas aplicações em
que nossa tecnologia pode causar um impacto significativo em grande escala. Por isso,
estamos muito animados com a parceria com a Clarios, que compartilha nosso forte foco em ESG, para desenvolver células de baixa voltagem para o setor automotivo. Com essa parceria, podemos ter acesso a cada três veículos dirigidos globalmente e acelerar a transição verde”, disse Björn Mårlid, CEO da Altris.
A meta de longo prazo é desenvolver um plano de produção detalhado para sistemas de
baterias de baixa tensão usando essas células de íons de Na. As empresas acreditam que a
produção em massa de baterias de íons de Na representaria um importante avanço na
tecnologia de baterias automotivas e uma etapa importante no apoio às metas de circularidade do setor automotivo. As empresas concordaram em não divulgar detalhes financeiros do acordo de desenvolvimento.