Fomos conferir o longa “8 ½” de Federico Fellini que será lançado em janeiro de 2016 em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, João Pessoa, Salvador e Santos. (Circuito Itaú Cinemas e Cine Espaço)
Filmes que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos estão no Clássica: cópias restauradas em digital (DCP) dos clássicos do cinema internacional ao circuito comercial do país.
Zeta Filmes e FJ Cines são responsáveis pelo projeto que leva cópias de clássicos às telonas.
Os sete primeiros filmes do catálogo do Clássica são lançados um a um, mensalmente, desde julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, João Pessoa e Santos.
8½
Um filme de FEDERICO FELLINI
1963, Itália, p&b,132min., DCP
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo, Rossella Falk, Barbara Steele
Diretor de Fotografia: Gianni Di Venanzo
Montagem: Leo Cattozzo
Música: Nino Rota
Produtor: Angelo Rizzoli
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Brunello Rondi
Direção: Federico Fellini
Sinopse: Realidade e ficção se misturam em 8 1/2, filme mais metalinguístico de Federico Fellini. Marcello Mastroianni interpreta Guido Anselmi, diretor de cinema análogo a Federico, sofrendo de um caso terrível de bloqueio criativo. Guido tenta realizar um filme de ficção-científica em um balneário italiano enquanto lida com dificuldades artísticas, pessoais e amorosas, um casamento em crise e várias paixões. 8 1/2 olha para o cinema com uma mirada surrealista e pessoal.
“8 ½” é considerado o maior filme de Fellini, e está entre os dez melhores filmes da história do cinema de acordo com o British Film Institute. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino (P&B) em 1964.
Para os amantes dos clássicos do cinema, como nós de Super Top Motor, não podem deixar de conferir 8½, principalmente os que já conferiram a versão original. Destaque para a bela fotografia, excelente trilha sonora e as estrelas presentes no elenco, que agora na versão digital ficaram ainda mais belas, vale a viagem!
O Clássica apresenta, do cinema do sueco Ingmar Bergman, além de O Sétimo Selo (1957), também Morangos Silvestres(1957). Do italiano Federico Fellini, duas de suas obras-primas: A Doce Vida (1960) e 8½ (1963). O Clássica traz ainda, de Pier Paolo Pasolini, Mamma Roma (1962); e do diretor alemão Werner Herzog, Nosferatu – O Vampiro da Noite (1979) e Fitzcarraldo (1982), todos restaurados em digital (DCP).
Próximo lançamento:
FITZCARRALDO – estreia em fevereiro de 2016.
Um filme de WERNER HERZOG
1982, Alemanha/Peru, cor, 158 min., DCP
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy, Miguel Ángel Fuentes, Paul Hittscher, Huerequeque Enrique Bohorquez, Grande Otelo
Diretor de Fotografia: Thomas Mauch
Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus
Música: Popol Vuh
Produtores: Werner Herzog, Lucki Stipetic
Roteiro e Direção: Werner Herzog
Sinopse: Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha. O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos, decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas para chegar a seu destino, precisa de um grande feito: transportar um enorme barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.
Werner Herzog comandou o set de filmagens de “Fitzcarraldo” de maneira obsessiva e ambiciosa, e seus conflitos com o ator Klaus Kinski permanecem de maneira icônica na história da sétima arte. Por este filme, Herzog recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1982, e também foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 1983. O elenco de “Fitzcarraldo” conta com atores brasileiros como José Lewgoy, Grande Otelo e Milton Nascimento.