Quando a bieleta apresenta falhas, existe o risco dela se soltar e, consequentemente, afetar o pneu, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo
A bieleta da suspensão é responsável por distribuir a força dinâmica em curvas ou declives, auxiliando não só a manter os pneus no solo, mas também na estabilidade do veículo. Por isso, a Nakata recomenda não descuidar dessa peça na hora de fazer a manutenção preventiva, que está diretamente ligada à questão da segurança do veículo. “É importante ficar atento aos sinais que podem indicar que a bieleta possa estar comprometida, pois se a haste se soltar do pino esférico, por exemplo, pode causar danos ao pneu chegando a perfurá-lo”, adverte Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Formada por uma articulação de metal em formato de haste que liga a barra estabilizadora até a suspensão por meio de buchas ou pinos, a bieleta desgastada pode apresentar barulhos, possíveis folgas ou falta de lubrificação. “São ruídos que se assemelham a metais batendo ou quando há algo solto no porta-malas”, comenta.
A recomendação é efetuar a inspeção preventiva do componente, consultando o manual do fabricante sobre os intervalos corretos e quilometragem adequada para a substituição da peça. A durabilidade do componente está ligada às condições de uso do veículo. Em geral, a bieleta costuma ter vida útil acima de 60 mil km ou 3 anos, dependendo das condições de uso do veículo.
Leite destaca que sempre que for fazer a manutenção preventiva, é fundamental verificar não somente a bieleta, mas também a barra estabilizadora e buchas, bem como o conjunto de suspensão.