Especialista dá cinco dicas para auxiliar concessionárias, revendedoras e multimarcas de veículos
O mercado de veículos seminovos ganhou destaque em 2021 e a expectativa é que continue em ascensão este ano. A valorização é resultado da demora na entrega de veículos zero quilômetro, proveniente da falta de peças e produção reduzida mundial desde o início da pandemia de Covid-19. Com a grande demanda, o preço subiu e a valorização do usado tem proporcionado um bom rendimento para o comércio de veículos.
De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO), o ano de 2021 se encerrou com expressiva alta de 17,8% no acumulado de 2021, totalizando 15.106.724 unidades vendidas. Tudo indica que a crise no fornecimento de semicondutores deve perdurar e o setor de revenda seguirá impulsionando o setor automobilístico.
Tiago Fernandes, CEO da AutoForce, martech do setor automotivo, aponta que é possível aproveitar o momento e apostar na comercialização de veículos seminovos e dá cinco dicas para vender mais no ambiente digital. Afinal, quando se trata de vendas, o melhor é não contar apenas com a sorte ou fatores externos e sim de estratégias que funcionam e geram competitividade ao negócio.
1.Conheça bem os carros que estão à venda
A compra de um veículo é uma decisão muito importante na vida do cliente. É nessa hora que você deve passar a máxima autoridade e confiança, respondendo de forma ágil e correta aos seus questionamentos. Além da linguagem técnica, saiba passar todas as informações de forma clara. Afinal, a maioria dos clientes não é especialista no assunto, embora possa chegar na loja repleto de informações já pesquisadas na internet.
2. Compreenda as necessidades do cliente
Pode parecer óbvio, mas antes de tudo, procure conhecer seu cliente. Entender a realidade e as necessidades do seu público é fundamental para oferecer um bom atendimento e aumentar as chances de fechar a venda.
3. Destaque as qualidades do veículo
Para uma venda mais eficiente, é importante ter as características do veículo na ponta da língua e, para isso, existem aplicativos e programas de organização que proporcionam uma forma mais organizada para armazenar cada ponto e não se confundir no momento da venda. O formato auxiliará com respostas a perguntas negativas, muito comuns na hora da compra de carros seminovos. É importante, inclusive, destacar os aspectos positivos do carro, porém sem mascarar possíveis defeitos. Com essa interação sincera, a confiança do cliente será garantida.
4. Divulgue os veículos disponíveis para venda nas redes sociais
Não é novidade que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros no momento de realizar compras. Por esse motivo, elas são fortes aliadas na hora de vender veículos seminovos e mostrar o estoque da loja por meio de fotos e vídeos. Além disso, outro recurso que pode trazer ótimos resultados é a possibilidade de direcionar anúncios com segmentação por dados estatísticos da população. Portanto, considere utilizar anúncios pagos em campanhas, caso esse passo seja relevante e viável para sua estratégia.
5. Invista em um showroom digital para uma melhor experiência de compra
A jornada de compra de um veículo está cada vez mais digital, indo além das redes sociais. Para oferecer a melhor experiência possível ao cliente na hora de comprar um seminovo uma boa solução é apostar em um showroom digital. Dessa forma, você ganhará pontos com o cliente, não apenas pelo espaço visual, mas também por oferecer mais praticidade por meio de novos canais de comunicação. Na hora de exibir o seu estoque fique atento à qualidade das fotos, descrições dos veículos e escolha uma chamada para ação clara (Ligue, fale conosco, solicite uma demonstração). E, para divulgar o seu showroom digital, você poderá contar com campanhas de E-mail Marketing, campanhas de Mídia Paga, Marketing de Conteúdo, entre outros.