Aplicativo ajuda a controlar gastos com abastecimento, possibilitando a visualização de consumo, além de auxiliar com cálculos do trajeto que será percorrido
Os aumentos de 18,8% para a gasolina e de 24,9% no diesel, anunciados na última semana, pegaram muitos motoristas de surpresa. Em alguns locais do Brasil, a gasolina já passa dos R$ 8,00 e os condutores começam a pensar no que fazer para continuar a utilizar seus carros e economizar. Para um maior controle dos gastos e otimização do consumo, o Zul+, aplicativo focado em mobilidade e que busca facilidade para motoristas, conta com uma ferramenta em que é possível descobrir a relação de KM/L média do veículo.
“Registrar o volume de combustível abastecido e a quilometragem percorrida ajuda a identificar o rendimento exato do carro e pode demonstrar qual o melhor posto para abastecer. Com isso, o dono do veículo pode se programar a cada viagem, o que acaba gerando uma economia no fim do mês”, relata André Brunetta, CEO do Zul+.
Samuel Torres, consultor financeiro da Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, pontua que a forte alta deste ano está diretamente atrelada ao conflito na Ucrânia e às sanções impostas aos combustíveis russos. Dessa maneira, é provável que, pelo menos enquanto o conflito não se resolva, os preços continuem em patamares altos.
“O impacto mais direto e rápido é no preço do combustível, visto que o consumidor compra para uso em seu próprio veículo. Porém, futuramente, o aumento deve refletir no preço do transporte público, aplicativos de transporte e custos de mercadorias no geral. Para ter uma noção do impacto, após o aumento dos preços anunciado pela Petrobras, a projeção do IPCA de 2022 no relatório Focus subiu de 5,65% para 6,45%”, afirma Torres.
Outra função interessante que o Zul+ traz e pode ser útil para economizar combustível é a de traçar trajetos em estradas e determinar o custo com pedágio antes mesmo de a viagem ter início. Bem programado e sabendo exatamente quanto pode ser gasto, juntamente com o controle de consumo, o motorista pode maximizar o rendimento e diminuir os custos do deslocamento.