Especialista explica os maiores perigos e como carregar seu celular de forma segura
Carregar o celular no carro pode parecer uma solução conveniente para quem está no trânsito, seja a caminho do trabalho, passeio no shopping ou para visitar amigos. No entanto, há alguns perigos associados a essa prática que podem afetar a vida útil da bateria do aparelho.
Antes de mais nada, é importante entender que carregar o celular no carro significa utilizar a bateria do veículo como fonte de energia para o smartphone. Especialistas em tecnologia alertam que essa prática pode danificar o aparelho ao longo do tempo.
De acordo com Monique de Ulhôa Canto, CEO e Co-Founder da empresa Nacional Smart, o carregamento do celular no carro pode trazer sérios riscos, especialmente se for utilizado a entrada USB como entrada de energia. Por isso, é recomendável utilizar um carregador veicular de qualidade e homologado pela Anatel, como o filtro de energia, a fim de evitar riscos como um curto-circuito na placa.
“Uma dica importante para melhorar a segurança é conectar o celular no cabo de carregamento somente após ligar o veículo. Isso ocorre porque é comum ocorrer oscilações na corrente elétrica ao dar partida no carro, o que pode danificar a bateria do celular e os componentes internos referente a ela na placa do seu aparelho”, comenta a especialista.
Outros riscos comuns associados a essa prática, destacam-se o superaquecimento, que pode levar a danos permanentes à bateria e ao desempenho do celular, a voltagem instável, que pode reduzir a vida útil da bateria e a corrente elétrica insuficiente ao utilizar USB, que pode prolongar o tempo de carregamento e ao longo prazo danificar o celular.
Portanto, é importante evitar o carregamento constante do celular no carro pela entrada USB e optar por fontes de energia mais seguras e estáveis para carregar a bateria do aparelho. Caso seja necessário carregar o celular no carro, não o utilize para evitar o superaquecimento da bateria