Especialista reaproveita peça usada para vedar câmbio durante o serviço
Esta dica é para profissionais: manter a oficina limpa, atendendo às leis ambientais, diminuindo a poluição e o lixo acumulado, além de impressionar o cliente e também é uma iniciativa que permite reaproveitar materiais. Fernando Neves, sócio proprietário da Auto Mecânica Neves, em Mauá, São Paulo-SP, revela que nada na oficina se perde e tudo pode ser transformado.
Sem gastar um centavo, o mecânico aproveitou peças destinadas para o lixo e conseguiu interromper o vazamento de óleo. “Os diâmetros das tampas das juntas fixas Nakata novas para Volkswagen Gol e da coifa do semieixo do Uno são iguais e, por isso, elas são ótimas para vedar os câmbios da Fiat. Dessa maneira, é possível fazer a reparação do câmbio ou substituição da embreagem sem derramar nenhuma gota”.
O vazamento de óleo é um dos problemas que gera mais dor de cabeça e sujeira nas oficinas. “Em alguns carros, tirar o câmbio é sempre um trabalho sujo. Mesmo drenados, os veículos perdem lubrificante pelas saídas do semieixo”, explica Fernando.
O mecânico ainda alerta que também é possível evitar o vazamento de óleo em veículos de outras montadoras, reaproveitando itens que seriam descartados. “Nos modelos Chevrolet, Citröen, Ford, Peugeot e Renault, você pode usar as juntas deslizantes ou tulipas desses carros para vedar os câmbios”.
Autor de 16 dicas no Feras da Oficina e premiado como melhor do mês por três vezes, Fernando acredita que com o tempo é possível transformar o lixo da oficina em fonte de materiais para outras soluções, como essa apresentada por ele, contribuindo para a redução do lixo e poluição.
Assista ao vídeo completo dessa dica: