Como funciona a pinça de freio no sistema de frenagem

Condições da pinça influenciam no desgaste das pastilhas de freio

O sistema de freio é composto por diversos componentes. Além dos discos e pastilhas, há também os elementos hidráulicos, como as pinças. Todos esses componentes requerem atenção especial durante a manutenção. Com o objetivo de levar mais conhecimento sobre componentes hidráulicos, a Controil, especialista no desenvolvimento de produtos para sistemas de freios hidráulicos, destaca algumas curiosidades sobre a reparação das pinças de freio já que mais de 80% dos veículos utilizam essas peças nas rodas dianteiras e cerca de 20% usam nas quatro rodas.

Há dois tipos de pinças de freio: fixas e flutuantes e, em ambas, o reparo de vedação deve estar em bom estado para não prejudicar o desempenho do sistema de frenagem. Afinal, além da vedação do pistão da pinça em seu alojamento durante o acionamento do freio, é necessário importante garantir o seu retorno após o freio deixar de ser usado.

É importante destacar que as condições da pinça interferem diretamente no desgaste das pastilhas de freio. “Por isso, a recomendação é verificar o estado desses componentes a cada troca de pastilhas ou durante a manutenção periódica, pois com a exposição a elevadas temperaturas e a agentes externos, os componentes de vedação da pinça podem apresentar vazamento ou dificuldade de movimentação do pistão da pinça”, revela Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.

Caso o reparo não seja substituído quando danificado, a pinça de freio terá não só o seu deslocamento prejudicado, provocando desde dificuldade de acionamento até o travamento total, mas também poderá ocasionar superaquecimento do sistema, vitrificarão de pastilhas, ruídos e trepidações durante as frenagens e alto consumo de combustível.

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