O período de isolamento está longe de ser férias e exige responsabilidade e organização dos pais
Com a nova suspensão das aulas presenciais em São Paulo, a partir de 17 de março (até 1 de abril), diante da ameaça da Covid-19, as crianças terão de enfrentar mais um período em casa.
Nessas semanas, é importante que os pequenos se envolvam em tarefas pedagógicas para ampliar e exercitar boa parte de seu potencial, “gastar a energia” e continuar desenvolvendo as habilidades cognitivas, ou seja, todo o conjunto de informações assimiladas para que uma tarefa seja cumprida.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Márcia Sayoko Nanaka, é essencial que as crianças, e também os adolescentes, tenham consciência de que o momento é de recolhimento e proteção de si e dos outros, principalmente dos mais velhos.
“Nesse momento delicado e de restrições, as crianças terão oportunidades reduzidas de interação, considerando que permanecerão distantes da escola. Por isso, o professor continua sendo muito importante nesta fase, para que seja mantida viva a memória escolar”, explica a professora. “Considerando que as tecnologias podem nos apoiar na comunicação, nos registros das vivências, na captura de áudios e imagens, na elaboração dos textos e nas buscas de informações. Mas, nesse momento, se torna o único meio possível e seguro de interações com as crianças e famílias”, frisa.
O uso da tecnologia colabora para minimizar a falta que as crianças sentem da escola, dos professores e dos colegas. O momento é trabalhoso para os pais, pede planejamento e uma boa dose de resiliência e paciência.
“Lembrando que a relação com as famílias é uma exigência de qualquer nível de educação, no entanto, com os pequenos, se estabelece um vínculo intenso da escola e seus professores com as famílias e as crianças. A família tem muito a acrescentar, estando presente e orientando sobre dúvidas e revisando deveres concluídos”, afirma.
Confira cinco dicas para orientar os filhos durante o período de suspensão das aulas:
- Mantenha uma rotina
As crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer. Por isso, manter uma rotina de horários mesmo sem aulas é essencial para que os filhos se acostumem mais facilmente ao período em casa.
- Brinque com animais de estimação
Que criança não gosta de bichinhos? Se a família tem algum pet é um bom momento para incentivar os filhos a interagir, aproveitando o tempo com qualidade. Também é válido encorajá-lo a dar comida, colocar água limpa e fazer carinho.
- Dê tarefas
Desde pequenas, as crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas. Os pais podem pedir ajuda para tirar pó dos móveis, varrer cômodos ou arrumar o quarto, guardando os brinquedos no lugar certo.
- Faça parte da brincadeira
Tem momentos que as crianças gostam de brincar sozinhas, e isso é benéfico, mas em outros ela vai gostar que a família participe. Os pais podem sentar no chão com o filho e esperar que ele sugira alguma brincadeira, ou então podem propor alguma atividade criativa, como desenhos, recortes e pinturas. Outras sugestões são bingo, quebra cabeça, forca, memória, jogo da velha, jogos de tabuleiro, stop, entre outros.
- Proponha atividades manuais
Além de divertido, fazer artesanato desenvolve habilidades psicomotoras importantes na infância. Por isso, é a hora de convidar o filho para construir algum brinquedo com materiais recicláveis ou fazer um quadrinho para decorar o quarto com itens que podem ser reaproveitados com o que se tem em casa, como papelão e potes vazios de shampoo.