Ruídos, mau desempenho do sistema de suspensão e batidas bruscas ao passar por lombadas estão entre os indícios de que pode haver problemas com os batentes do amortecedor
O sistema de suspensão é composto por diversas peças, entre elas, pode se dizer que os amortecedores são os protagonistas do conjunto, no entanto, os outros componentes também têm atuação fundamental para garantir a dirigibilidade, estabilidade e conforto do veículo, como os batentes. Constituído por espuma polimérica, o batente engloba a haste do amortecedor, onde a mola fica encaixada, e tem como principal função absorver e contribuir com a diminuição dos impactos sofridos pelo automóvel, evitando, assim, desgaste prematuro de outras peças, como a mola. Por isso, a fabricante de autopeças Nakata, recomenda ter atenção aos indícios de que os batentes podem estar comprometidos.
Mau desempenho do sistema de suspensão, ruídos, impactos bruscos ao trafegar por lombadas e buracos podem apontar problemas no batente do amortecedor.
Outra dica que a Nakata apresenta que pode indicar desgaste do batente é a deterioração do polímero. Devido ao esfarelamento do polímero do batente pode haver presença de substâncias abrasivas na haste dos amortecedores, indicando o momento da troca.
Ocorrência de vazamentos também pode ser indicativo de que o batente e o amortecedor devem ser substituídos.