Amortecedor, mola, coxim, braço oscilante ou bandeja da suspensão, barra estabilizadora, pivô, e buchas de borracha são alguns dos integrantes desse sistema
A suspensão é um sistema fundamental para o bom desempenho do veículo. Está ligada à dirigibilidade, estabilidade e também conforto dos ocupantes do automóvel. Por isso, os motoristas devem conhecer bem o seu funcionamento e também ter atenção à manutenção desse sistema, composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, coxim, braço oscilante ou bandeja da suspensão, barra estabilizadora, pivô, e buchas de borracha.
Um dos principais protagonistas do sistema de suspensão, o amortecedor atua em conjunto com a mola e tem como função absorver os impactos sofridos durante a condução do veículo. Ele reduz o tempo de oscilação da mola e está diretamente ligado ao conforto.
Há dois tipos de mola – feixe de mola ou helicoidal, e ela também absorve irregularidades das vias e proporciona conforto, bem como sustenta o peso do veículo, mantendo a carroceria distante das rodas. Já o braço oscilante, que liga a coluna ao chassi, é o ponto de apoio para a suspensão, enquanto as buchas possibilitam que o braço oscilante se movimente sem ruído.
O pivô faz com que a coluna gire em seu próprio eixo, possibilitando as manobras da direção. Com a função de fixar o amortecedor no monobloco, o coxim recebe os impactos do amortecedor e a barra estabilizadora está atrelada à estabilidade do carro, e liga as duas colunas de suspensão.