Comportamento do motociclista ajuda na prevenção de roubo e furto

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Devido ao aumento de roubo e furto, os proprietários de automóveis e motocicletas estão em busca de diversas alternativas de segurança para dificultar a ação dos criminosos. Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), no primeiro semestre de 2014, mais de 79 mil veículos foram alvo desses crimes, alta de 7% em relação ao mesmo período de 2013.
Para prevenir ou ao menos minimizar as ocorrências, Alexandre Jordão, gerente de Aftermarket da Pósitron, empresa líder em segurança automotiva, elenca dicas que dificultam a ação dos criminosos.
Para o especialista, a primeira mudança é comportamental. Estar sempre atento e alternar os trajetos rotineiros são medidas que podem evitar situações de risco. “Apesar de o caminho mais curto economizar combustível e tempo do motociclista, fazer a mesma rota todos os dias facilita o trabalho dos bandidos, já que permite estudar a melhor ocasião para agir.”
Segundo Jordão, estar alerta também é fundamental, tanto na condução quanto para evitar assaltos em semáforos e ao subir e descer da motocicleta. “O importante é não se mostrar surpreso, perdido ou despreparado no caso de uma aproximação. É aconselhável prestar atenção na hora de ligar e desligar a moto, assim como travá-la e destravá-la.”
O estudante Rafael Sanção é proprietário de uma Harley-Davidson que possui alarme de fábrica. No entanto, ele acredita que determinados cuidados são tão ou ainda mais importantes que o dispositivo. “Sempre paro a moto em estacionamento. Para mim, o maior perigo é à noite, quando volto da faculdade. É essencial ficar atento aos retrovisores, principalmente quando o farol está fechado.” O mercado brasileiro conta com uma gama extensa de alarmes. São vários os tipos disponíveis, que se enquadram às necessidades e bolso de diversos consumidores.
“O motorista deve, em primeiro lugar, entender as diferenças e vantagens dos equipamentos, para aproveitar ao máximo os benefícios e funcionalidades de cada um”, afirma o especialista da Pósitron. Controle de presença que bloqueia o motor de partida e a bomba de combustível quando afastado da moto; sensor de movimento com acelerômetro 3D, que dispara a sirene em casos de movimentação nas três dimensões: nos lados, em cima e embaixo, mesmo com a ignição desligada; e botão secreto, que ativa o alarme caso não seja pressionado antes do descanso lateral ser levantado ou da ignição ser acionada.
Mais antigas e disseminadas, as correntes têm baixo custo e são eficazes na prevenção contra furtos. Algumas proteções trazem um revestimento plástico, que evita que o metal enferruje ou risque a moto. “Outra opção é a trava. Além de ser menor, é mais difícil de ser violada. Geralmente, é instalada no pneu traseiro, impedindo o movimento da roda”, conclui Jordão.

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