Identificador de fraudes, boa reputação das lojas e canais de atendimento efetivos estão entre os requisitos para realizar compras on-line seguras
Comprar na internet já faz parte da realidade de muitos brasileiros. A ampla variedade de produtos encontrada, a comodidade de evitar filas em lojas e a possibilidade de encontrar os melhores preços dos itens desejados são algumas das vantagens encontradas por quem realiza compras na internet. Mas, como proteger o CPF contra golpes, fraudes e vazamento de dados?
Pensando no risco de compras fraudulentas, o aplicativo VIPy, desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, vem atuando como uma das medidas de precaução, para que os consumidores realizem seus pedidos on-line com mais segurança e confiabilidade nas mais de 5 mil varejistas parceiras da marca.
Disponível para download gratuito na Apple Store e Google Play, o aplicativo possui uma função para monitorar o CPF dos usuários cadastrados na plataforma durante compras realizadas no ambiente digital. Desse modo, o VIPy consegue identificar possíveis fraudes e notificar os consumidores, caso seus dados sejam utilizados em pedidos indevidos. Além disso, em suas redes sociais, o aplicativo fornece dicas semanalmente sobre como comprar on-line de forma segura.
É muito importante que os compradores verifiquem, também, a reputação dos sites de venda por meio de avaliações de outros clientes e acessando canais on-line de defesa do consumidor. Para isso, o VIPy dispõe em sua interface, uma lista com as varejistas que possuem o selo de confiança, reforçando sua missão de tornar as compras na internet mais confiáveis.
Ademais, realizar os pedidos pelo cartão de crédito, checar o nível de popularidade das lojas virtuais e verificar se as varejistas têm canais de atendimento ao cliente efetivos, são algumas das cautelas que devem ser seguidas pelos consumidores na hora de fazer suas compras.
“O VIPy vem promovendo diversos meios que tornam o e-commerce mais acolhedor e confiável para todas as pessoas. Isso, além de impulsionar as compras virtuais, acaba conscientizando os consumidores sobre como realizar seus pedidos com mais responsabilidade e menos conflito”, conclui Andréa Fernandes, CEO do Movimento Compre&Confie.