Escorvar os amortecedores, verificar se o coxim tem posição de montagem, fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja da suspensão com os pneus apoiadas no chão são algumas dicas para o mecânico na hora da manutenção
O sistema de suspensão do veículo é composto por diversos componentes, entre eles amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja de suspensão, barra estabilizadora, pivô de suspensão, coxim e batentes dos amortecedores. “Os itens do sistema de suspensão requerem alguns cuidados na hora da manutenção. Os amortecedores, um dos principais componentes do sistema de suspensão, já que é responsável por absorver grande parte dos impactos, juntamente com as molas, devem ser escorvados antes da instalação, pois só assim alcançarão a eficiência máxima”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando que, em seguida, devem ficar na posição vertical até a montagem para não comprometer o escorvamento, técnica que consiste em movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme. “Isto faz com que elimine a presença de ar no tubo interno”.
Outra dica do gerente é travar a haste do amortecedor para dar o torque da porca com a chave correta. “jamais use o alicate de pressão, pois seguramente vai danificar o amortecedor”, enfatiza Silva, acrescentando que ferramentas adequadas também devem ser utilizadas ao efetuar a troca dos pivôs e terminais. Os kits dos amortecedores, coxim, batente e coifa também devem ser substituídos. Importante verificar se o coxim tem posição de montagem para não correr o risco de monta-lo na posição errada.
Silva ainda faz mais algumas recomendações: fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja ou braço com o pneu apoiado no chão para evitar o deformação ou ruptura da bucha. A porca da junta homocinética deve ser apertada com taquímetro, nunca use cano prolongador para fazer esse aperto, e sempre alinhar o veículo depois de realizar um reparo nos sistemas de suspensão e ou direção.