Conheça os tipos de discos de freio e suas aplicações

São dois os tipos de discos de freio: sólido e ventilado

Os discos de freio fazem parte do sistema de frenagem composto com diversas peças, como pastilhas, pinças, flexíveis entre outros. Todos os itens precisam estar em boas condições de uso. “Na hora da manutenção preventiva, é importante fazer avaliação com atenção de cada um deles e substituir os que apresentam desgaste excessivo ou sinais de deterioração. No caso dos discos de freio, é necessário verificar se existe desgaste irregular dos discos de freio e se a espessura mínima está dentro limite, conforme a especificação marcada na própria peça”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax. Por ser um componente de fundamental importância no sistema de frenagem, &e acute; importante que motoristas conheçam um pouco mais sobre cada tipo de freio a disco.

Para entender as diferenças, o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax explica as características dos quatro tipos de discos de freio.

disco sólido é usado, geralmente, em veículos mais leves e de menor potência. No caso dos veículos intermediários, são utilizados nas rodas do eixo traseiro. Por ser um disco mais simples, possui menor capacidade de troca de calor e de performance, por isso são utilizados em veículos menores e de baixa potência.

Já o disco de freio ventilado é um componente mais robusto, composto por duas superfícies de frenagem separadas por canais ou aberturas internas. Esses canais permitem a circulação de ar entre as pistas de frenagem. Os canais de ventilação ajudam a dissipar o calor mais rapidamente do que os discos de freio sólidos, reduzindo a fadiga térmica. Estes discos são mais utilizados em carros maiores como SUVs, picapes, sedans e carros com maior potência.

Para os discos de freio ventilados, ainda existem duas opções que oferecem maior performance que são os discos perfurados e ranhurados. Os discos de freio perfurados, contam com uma série de furos na pista de frenagem que auxiliam na refrigeração. Os pequenos furos permitem a passagem de ar na pista de frenagem, resfriando mais rápido a peça. Já os discos de freio ranhurados possuem pequenos sulcos na pista de frenagem que potencializam o resfriamento e a limpeza da pista de frenagem do disco e da pastilha. Esses discos são os que as montadoras equipam as versões mais esportivas de seus carros e, também, são utilizados em diversas competições devido ao aumento da performance e durabilidade.

Segundo Leite, os discos de freio perfurados e ranhurados trabalham em temperaturas elevadas, sendo necessário resfriamento mais veloz, por isso são escolhidos para carros de competições e de veículos esportivos de alta potência que requerem todo o desempenho do sistema de freio no ato da parada do automóvel.

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