Especialista fala sobre as vantagens do consórcio para carros
Os consórcios para veículos nunca estiveram tão em alta. Segundo dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), o acumulado de vendas de novas cotas nos consórcios de automotores, que incluem veículos leves, motocicletas e veículos pesados, registrou a marca de 1,17 milhão, de janeiro a maio. Houve também alta de 14,8% nos negócios realizados no período. Porém, a expansão dos consórcios não vem de hoje e pode ser explicada por diversos fatores observados nos últimos anos.
Os consórcios prevalecem sobre os financiamentos comuns, uma vez que o serviço de crédito prestado pelas administradoras não tem relação direta com as taxas de juros emitidas pelo Copom. Vale lembrar que, em março, houve uma das maiores altas do Índice de Preços do Consumidor, sendo a maior dos últimos 28 anos.
O mercado automobilístico é também afetado por outra crise, que se estende desde o início da pandemia: a dos semicondutores. O preço dos veículos está aumentando cada vez mais. Desde o ano passado já vemos uma redução na produção de veículos causada pela diminuição da produção dos semicondutores. Agora, a crise se expande ainda mais. Por conta dos conflitos no leste europeu, a exportação da matéria prima para a montagem desses aparelhos foi prejudicada.
A vantagem dos consórcios neste tipo de cenário está justamente na capacidade de realizar um planejamento a longo prazo e adquirir o veículo em um momento em que o preço já estará estabilizado através das cotas dos consórcios. Além de evitar cair em dívidas intermináveis, pode-se adquirir o veículo mais barato do que o preço original de mercado em um cenário negativo para a indústria. No fim, os consórcios para veículos acabam sendo soluções proveitosas para aqueles que ainda desejam comprar um carro nos próximos anos.
Fonte: Bruno Martins, gerente de novos negócios da Multimarcas Consórcios