Especialista indica como retirar o acúmulo de carvão no motor de forma simples e rápida para melhorar o desempenho do veículo
Sabe aquela dificuldade para dar partida pela manhã ou a marcha lenta que parece sempre irregular? Some a isso um consumo excessivo de combustível e até mesmo estouros no escapamento. Esses sinais podem indicar a necessidade de realizar uma descarbonização, processo de limpeza de bicos injetores, carburadores, válvulas e câmara de combustão. Com o tempo a queima de combustível propicia a formação de depósitos de carbono nessas partes, o que afeta o desempenho do veículo. A boa notícia é que o problema pode ser resolvido de forma simples com a aplicação de um descarbonizante.
O Grupo Universal Automotive Systems recomenda que aos primeiros sinais o produto seja aplicado, assim problemas mais graves no sistema de injeção e uma pré-ignição (batida de pino) podem ser evitados. O composto químico remove a carbonização, dissolvendo com facilidade óxidos e outros elementos que obstruem as passagens do sistema de admissão de ar do veículo.
“Não existe uma periodicidade definida, pois depende muito do tipo de combustível e do uso do veículo. Mas quando começar a perceber dificuldade para pegar, marcha lenta irregular e gasto de combustível excessivo é hora de usar o descarbonizante”, alerta Felipe Ferrari, do Grupo Universal Automotive Systems.
As vantagens com a remoção do carvão acumulado são o alto desempenho do veículo, estabilização de marcha lenta, redução de consumo e poluentes, além de dispensar a desmontagem do motor e utilizar apenas insumos químicos regulamentados e seguros.
Existem diversos tipos de descarbonizante no mercado, o mais prático é o modelo em aerossol, já que não requer a desmontagem das peças.
Para aplicar p produto, deixe o motor em funcionamento até atingir a temperatura normal de trabalho 90 graus. Desconecte a mangueira do filtro de ar da entrada do TBI ou carburador, com motor do veículo em marcha lenta, pulverize o produto pausadamente na entrada do TBI ou carburador, até obter a limpeza e descarbonização desejada.
Na maioria dos casos, a simples aplicação do descarbonizante irá resolver os problemas e dar vida nova ao seu veículo, mas caso os sintomas persistam, pode ser necessário a avaliação de um especialista.