Recentes dados divulgado pela FioCruz apontam o “tempo de contaminação” do vírus em diferentes superfícies. Higienização de automóveis devem ser feitas com frequência
Recentes dados divulgados pela FioCruz, fundação vinculada ao Ministério da Saúde que promove o desenvolvimento social e sanitário, aponta o tempo em que o vírus COVID-19 pode ficar ativo, ou seja, transmissível, em diferentes tipos de superfície.
Os dados foram extraídos de uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine e revelam que, após as partículas serem liberada pela saliva, em um espirro por exemplo, o vírus podem ficar “soltos no ar” entre 40 minutos e duas horas e meia.
Ao entrar em contato com alguns tipos de superfícies, os vírus podem continuar viáveis até por dias. Em superfícies feitas de aço inoxidável, como pias e balcões, ou plásticos, comuns em mesas e cadeiras, a sobrevida é de 72 horas. Em papelão, esse tempo cai para 24 horas e enquanto que no cobre esse tempo se reduz para 4 horas.
É claro que, com o passar do tempo, a “quantidade” de vírus ativos vai diminuindo, porém é de extrema importância a higienização constante de superfícies, com álcool, desinfetantes e sabão, principalmente aquelas que ficam expostas ao maior contato de pessoas.
Um exemplo pouco tratado mas que devem ter uma atenção redobrada são os automóveis. Muitas vezes nos preocupamos apenas em higienizar ambientes internos e manter mão e bocas protegidas, e esquecemos que nosso automóvel pode sim ter sua superfície infectada.
Segundo Felipe Henrique Feltrin Boell, CEO da WOW Carro Limpo em 3 Minutos, franqueadora de car wash de Curitiba, “a pandemia nos mostra é que a limpeza do carro não é apenas uma questão estética. Manter o carro limpo e higienizado é uma das formas mais eficazes de se impedir a proliferação do vírus”.
Na área externa, uma boa opção de higienização são contar com o processo automatizado, que evita aglomerações e o contato entre as pessoas, seja com o motorista e o operador, ou mesmo entre os motoristas que estão na fila de espera, já que estes permanecem dentro dos seus veículos. “Na WOW, é possível realizar uma limpeza completa do veículo em apenas 3 minutos, sem que haja a necessidade do motorista sair do veículo”, exemplifica Boell.
Também é importante que medidas de higienização interna do automóvel sejam adotadas. Felipe Boel ressalta a importância de se esterilizar volantes e câmbio com álcool 70% e sempre passar um pano úmido com detergente painel, que pode ser higienizado com álcool. O cintos de segurança também devem ser limpos com um papel toalha, sempre que utilizados.
“Um carro que tenha sido contaminado pode ficar com o vírus viável por até dias, levando esses vírus de uma lado para o outro. Todos esses cuidados são vitais na contenção da pandemia”, esclarece Felipe Boell.