Muito além do uso de máscaras, CESVI BRASIL aponta o que as oficinas devem mudar na sua relação com o cliente e funcionários nestes tempos de pandemia
As oficinas de funilaria e pintura em São Paulo têm autorização de funcionamento. Mas o momento é de extremo cuidado para evitar a transmissão da Covid-19. Por isso, é imprescindível que as oficinas adotem uma série de cuidados e medidas sanitárias mais rígidas, que permitam equilibrar a execução dos serviços nos carros com a segurança de que clientes e funcionários precisam. Lembrando que, hoje, muitos clientes com problemas nos veículos os deixam sem a manutenção ou o reparo necessário por receio de que a oficina seja um foco de contaminação pelo novo coronavírus.
Então, o que as oficinas devem fazer para transmitir uma imagem de local seguro e, de fato, ser um ambiente controlado, com o menor risco possível de transmissão de vírus?
Confira abaixo 13 recomendações do CESVI BRASIL, o único centro de pesquisa brasileiro especializado em segurança viária e reparação automotiva.
1) Dê comodidade, implementando um sistema leva-e-traz, para poupar o cliente de ter de sair de casa.
2) Ao receber o carro, antes de tudo, faça uma lavagem no veículo.
3) Ofereça ao cliente serviços de limpeza avançada, como a oxi-sanitização.
4) Antes de começar o serviço, coloque proteção nos bancos, no volante e na alavanca de marcha.
5) Tenha sempre álcool em gel disponível em todos os ambientes da oficina. E o uso de máscaras entre os funcionários não é opcional: é obrigação de todos.
6) Ofereça essas máscaras e também sachês de álcool em gel personalizados aos clientes (o que também é uma forma de divulgar sua marca).
7) Dê preferência para pagamentos em cartão e sempre higienize a máquina após o uso.
8) Restrinja o acesso do cliente ao interior da oficina.
9) Evite que pessoas do grupo de risco venham à oficina, sejam clientes ou funcionários.
10) Tenha à disposição um medidor de temperatura e impeça a entrada de pessoas que estiverem com febre.
11) Troque os filtros do ar-condicionado da oficina e faça a limpeza em todo o sistema.
12) Coloque cartazes na oficina alertando para as medidas de distanciamento social, descrevendo os principais cuidados, como não abraçar e não trocar apertos de mão, além de manter uma distância segura uns dos outros.
13) Reforce esses cuidados todos em palestras (de preferência, em vídeo) aos funcionários, explicando os principais riscos de contágio.