Frear de forma agressiva, logo após a substituição de discos de freio e pastilhas, pode comprometer as peças
O sistema de freio do veículo, composto por diversos componentes, entre eles, pastilhas e discos, está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção. A Fremax, fabricante referência em discos de freio, explica que o disco de freio, que atua conjuntamente com as pastilhas, é desenvolvido para tolerar elevadas temperaturas, gerando atrito para diminuição da velocidade e parada do automóvel. No entanto, apesar da qualidade e tecnologia que potencializam a resistência e a durabilidade dos discos de freio, é preciso ter alguns cuidados para a garantia de sua vida útil.
Caso os discos de freio necessitem ser substituídos, Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax, recomenda, fazer a frenagem de forma moderada no processo inicial de assentamento do conjunto de discos e pastilhas, pois quando agressiva, gera superaquecimento, prejudicando, assim, o processo de assentamento, além de deixar a coloração azulada no disco, o que pode ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações. afirma.
O disco de freio é uma peça essencial no veículo que opera em regime de alta temperatura, principalmente quando é exigido com muita frequência. O atrito com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e frear o veículo por completo. “Se o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura, pode acarretar alterações na superfície dos discos causando empeno e, às vezes trincas”, afirma Leite.