N a volta das férias é preciso tomar alguns cuidados com a bateria também
Para u rodar segura e não correr o risco de ficar com o carro parado, antes de sair é necessário checar alguns itens no veículo. A Heliar, marca de baterias líder nas montadoras, compartilha algumas dicas.
Além de revisar o estado do óleo, fluídos, filtro de ar, pneus, limpador de parabrisas, dispositivos de sinalização e iluminação, também é preciso tomar alguns cuidados com a bateria, afinal, embora seja uma pequena parte da estrutura, é o coração da máquina.
Éder Inácio, analista de suporte técnico na Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que o primeiro passo é se atentar para o estado atual da bateria instalada no carro, seguindo essas orientações:
- Inspecionar os terminais para verificar se não existe alguma oxidação ou zinabre, que é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e metal do polo ou contato.
- Checar se a bateria está bem presa aos terminais dos polos.
- Se a bateria possuir um indicador de carga, observar qual é a coloração atual. A leitura da indicação desse dispositivo permite saber se está carregada ou não.
- Checar o sistema de carga do carro em uma Casa de Bateria para avaliar, por meio do equipamento de descarga, se a bateria está “prestes a morrer” ou se está apta para a viagem.
- Caso seja necessário trocar a bateria, optar por uma substituta que apresente a mesma capacidade de C20 (tempo de descarga de 20 horas) ou maior, nunca menor. Ampere-hora ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria, ou seja, a energia que uma bateria pode fornecer continuamente por 20 horas, a 25 °C, sem cair abaixo de 10,5 volts.
Outra medida importante quando se trata de bateria são os amperes de partida a frio, ou seja, a corrente de descarga de alta taxa em baixa temperatura, também conhecida como amperes de partida a frio (CCA).
“Um CCA baixo acelera a manutenção do carro, pois pode causar problemas como maior desgaste das escovas do motor de partida, desgaste das velas e em todo o conjunto da partida do carro. Por isso, é importante optar por uma bateria com uma boa especificação, CCA alto e a capacidade de C20 igual ou maior em relação à original do carro. Assim, a tendência é que a bateria sofra menos desgaste e tenha uma maior durabilidade e melhor desempenho no carro”, aconselha Éder Inácio.
Carro parado também exige cuidado
Ainda que você não utilize o carro para fazer todo o trajeto até o destino, também deve ter atenção. Mesmo sem uso, os sistemas elétricos como o computador de bordo e o relógio podem descarregar a bateria lentamente, o que significa que o carro pode não dar partida se ficar parado por muito tempo.
Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, uma alternativa é desconectar a bateria, tendo ciência de que isso irá redefinir todos os sistemas eletrônicos e configurações do veículo, portanto, é bom estar preparado para reajustar o relógio e demais itens.
Para desconectar a bateria, basta remover o cabo da porta negativa. Ao realizar esse procedimento, não deixar as extremidades negativa e positiva do cabo se tocarem em nenhuma circunstância. Se os cabos entrarem em contato ou até mesmo fecharem, pode haver consequências, incluindo danos ao alternador e cabos ou até mesmo ferimentos.
“Após o período de 21 dias, corre-se o risco de ficar sem a partida, mesmo o carro não apresentando uma excessiva fuga de corrente. Antes disso, é preciso andar com o carro para que a bateria recarregue”, recomenda o analista de suporte técnico na Clarios.
É sempre recomendável levar o automóvel até uma oficina de confiança para fazer uma revisão geral. Além do prazer de dirigir, poder fazer paradas, planejadas ou inesperadas, durante um trajeto é a maior vantagem de viajar de carro.